Semana da tradicional Feira de Santa Iria em Faro! - Algarlife Semana da tradicional Feira de Santa Iria em Faro! - Algarlife

Semana da tradicional Feira de Santa Iria em Faro!

A Feira de Santa Iria, instalada no Parque de São Francisco em Faro, anima a cidade de 18 a 27 de outubro, atraindo não só residentes como visitantes, que não perdem, aquela que é uma das feiras mais antigas e tradicionais da região, cuja origem, não sendo precisa, remonta segundo os historiadores, ao ano de 1596, quando foi feira franca.

Organizada pela AmbiFaro em parceria com a Câmara Municipal, a feira trás a Faro uma outra dinâmica ao quotidiano, com o imenso público avido das atrações e das novidades que a grande maioria de expositores, apresenta no certame, perspetivando-se bons negócios para quem compra e vende, nesta fase da conjuntura económica.

Mas porque nunca há bela sem senão, como diz o ditado popular, a feira cria alguns problemas ao nível do estacionamento, pois ocupa o principal parque da cidade, por isso a organização, consciente que esse é efetivamente um problema que carece de resolução, mesmo que pontual, decidiu com o apoio do município, reservar a totalidade do parque de estacionamento da Pontinha (3 pisos), nos dias úteis de 21 a 30 de outubro inclusive, para ser utilizado gratuitamente por todos aqueles que necessitem de um espaço para estacionar em segurança.

[box type=”info” align=”aligncenter” width=”610″ ]As origens da Feira de Santa Iria remontam ao ano de 1596. Reza a história, que esta Feira teve início no reinado de D. Filipe, depois do incêndio que consumiu uma parte da cidade em 1596, como consequência do saque realizado pelas tropas inglesas, chefiadas pelo Conde de Essex.

Com o saque e o incêndio, a cidade ficou com inúmeras infra-estruturas destruídas, e com os habitantes a serem vítimas da fome e da peste, por isso a iniciativa de criar esta feira, terá sido a forma encontrada ao tempo, para prestar algum auxílio à população carenciada e impulsionar as transacções comerciais.

Inicialmente tratava-se de uma feira “forra e franca”, ou seja, os feirantes estavam isentos de pagar impostos, não se sabendo ao certo quando terminou esta isenção. A associação da Feira ao nome de Santa Iria, tem a ver com o facto da data de realização ter sido marcada para o Dia de Santa Iria (20 de Outubro).

A Feira de Santa Iria realiza-se no Largo de S. Francisco, na segunda quinzena de Outubro, continua a manter as suas características populares, apresentando habitualmente uma grande diversidade de atrações e motivos de interesse: stands institucionais; exposições gerais; divertimentos para crianças e adultos; comes e bebes; artesanato; venda de produtos diversos. Fonte: Wikipédia[/box]




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.