SCMA assinala o Dia Internacional dos Monumentos - Algarlife SCMA assinala o Dia Internacional dos Monumentos - Algarlife

SCMA assinala o Dia Internacional dos Monumentos

A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira (SCMA) assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), com uma mostra de artes tradicionais e a abertura da Capela da Misericórdia ao público.

Sob o tema “Património cultural e Turismo sustentável”, a SCMA participará nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O programa de atividades gratuito decorrerá, entre 18 e 21 de Abril, em torno da Capela da SCMA.

O edifício, considerado Património de Portugal, abre as suas portas entre as 14:30 e as 18:00 para que todos tenham a oportunidade de usufruir dos tesouros aí existentes. No seu interior, salienta-se um retábulo de talha onde se encontra uma imagem da Nossa Senhora da Visitação e do Senhor Morto e, ainda, o túmulo de Rui Dias, que possivelmente teria sido Alcaide do Castelo. Refira-se que a Capela da SCMA até ao ano de 1499 foi o espaço de uma antiga mesquita árabe. Também esta foi afetada pelo terramoto de 1755, tendo-se depois procedido à reconstrução do primitivo corpo e do portal em estilo gótico.

Ao lado da Capela, e durante o mesmo período e horário de abertura, decorrerá um Atelier de Artes Tradicionais, com exposição e mostra de trabalho ao vivo. Os visitantes poderão conhecer o processo de criação de tapeçaria e empreita. Esta atividade artesanal resulta da aposta da SCMA na recuperação e manutenção de atividades tradicionais que, no passado, tiveram expressão no Algarve.

O DIMS foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira convida a comunidade a conhecer, explorar e visitar o património.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.