António Branco o Reitor da Universidade do Algarve, visitou esta sexta feira o concelho de Olhão, onde foi recebido por António Puna, o presidente da autarquia, no âmbito do périplo pelos concelhos da região, empreendido pelo Reitor, no início do seu mandato, com o propósito de estreitar a relação da Universidade com a região e promover uma colaboração de grande proximidade entre a universidade e a comunidade.
Em Olhão, o reitor que foi recebido por António Puna, o presidente da autarquia, visitou os viveiros Monterosa, em Moncarapacho, a Unidade de Desabituação do Algarve, a Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, a empresa conserveira “Freitas Mar”, a Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO), o Movimento Juvenil de Olhão (MOJU), tendo terminando esta visita no Conservatório de Música de Olhão, onde foi brindado com um momento musical.
Segundo o próprio Reitor, esta ronda de visitas que tem estado a efeutuar pelo Algarve tem-lhe permitido comprovar que, embora existam áreas em que a UAlg ainda não está tão presente como devia, existem muitas outras em que mantém uma relação muito próxima com a sociedade. “Espero despertar nas pessoas um maior interesse pela Universidade e a consciência de que a instituição existe e tem um papel importante no desenvolvimento da região”, frisou.
Após a visita ao 11º concelho do Algarve, o Reitor da UALg garante que estas visitas têm superado as suas expetativas, tendo explicado que sentiu necessidade de fazer estas visitas para se dar a conhecer à região, pois tinha consciência de que era pouco conhecido pelas forças vivas do Algarve.
António Branco tem agora noção de que estas visitas tem ultrapassado a ideia que tinha inicialmente, as quais se tem traduzindo na valorização da imagem da universidade, quando afirmou que “Há uma relação muito íntima entre a UAlg e a região.”