Papas de milho no Palácio da Galeria em Tavira!

13

O Museu Municipal de Tavira no Palácio da Galeria, vai receber no próximo sábado (26), uma demonstração culinária dedicada às papas de milho, integrado no ciclo “Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica”. Sob a orientação de Anabela de Jesus, esta demonstração culinária que tem como tema “Dos moinhos e dos cereais”, integra a trilogia da cultura alimentar mediterrânica: pão, azeite e vinho.

No final do século XIX, Teófilo Braga escrevia a propósito da alimentação “em Tavira e freguesias vizinhas: marisco, peixe, papas de milho com marisco ou azeite e, raras vezes, comem pão”.

O ciclo de passeios surge no seguimento da exposição “Dieta Mediterrânica- Património Cultural Milenar” que se encontra patente, no Museu Municipal de Tavira- Palácio da Galeria.

O que é a Dieta Mediterrânica? A exposição responde a esta questão dando a conhecer as suas múltiplas dimensões: o conceito de espaço cultural e de estilo de vida mediterrânico milenar, um património cultural imaterial transmitido de geração em geração e os seus aspetos sociais e religiosos, os alimentos sagrados e as suas simbologias, os produtos do mar e da terra que dão suporte a um regime alimentar de excelência reconhecido pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

O enfoque central é o território e os múltiplos patrimónios de Tavira, os testemunhos da presença de civilizações da antiguidade, as paisagens culturais e os produtos da Ria Formosa, as produções do barrocal e da serra, as festividades e práticas culturais que fundamentam a escolha de Tavira como comunidade representativa de Portugal na Candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A inscrição é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email edu.museus@cm-tavira.pt ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado).




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.