Pedro Mota Soares o Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, presidiu esta segunda feira (13) à apresentação pública da 4.ª edição do programa Formação-Algarve, que teve lugar no Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento.
Na sua intervenção, o ministro afirmou que desde 2013 foram criados 175 mil novos postos de trabalho no país, adiantando que na economia portuguesa, por cada novo contrato a termo que é criado, “são gerados três postos de trabalho permanentes nos quadros das empresas”.
Relativamente à redução do desemprego registado no Algarve, quando comparado com período homólogo, as razões que motivaram a criação do Formação-Algarve ainda se mantêm, nomeadamente, a sazonalidade da atividade turística, a precariedade dos vínculos laborais e o reconhecimento do impacte positivo da formação contínua na produtividade dos trabalhadores e na competitividade das empresas.
Desde a criação deste Programa foram apoiadas 131 entidades empregadoras e 2.164 ativos, empregados e desempregados, frequentaram percursos de formação, em diversos domínios, direcionados para a aquisição de competências relevantes para a promoção da respetiva empregabilidade.