Loja do Municipe em Faro reduz os tempos de espera! - Algarlife Loja do Municipe em Faro reduz os tempos de espera! - Algarlife
Mercado Municipal de Faro cred_algarlife

Loja do Municipe em Faro reduz os tempos de espera!

A Loja do Munícipe, a funcionar na Loja do Cidadão no mercado Municipal de Faro, faz um balanço muiyo positivo da sua atividade em 2015, registando um aumento significativo de munícipes atendidos e uma considerável redução dos tempos de espera.

Com efeito, no ano de 2015, verificaram-se 21.370 atendimentos, o que representa um aumento de 2,95% em relação à totalidade dos atendimentos efetuados em 2014 (20.757). O número médio de utentes atendidos em cada dia útil subiu assim de 82 para 85.

Ao mesmo tempo, e contrariamente ao que seria de esperar perante a crescente afluência, verificou-se um significativo decréscimo dos tempos médio de espera geral. Efectivamente, em 2015, este tempo diminuiu para metade relativamente ao ano anterior, sendo que foi registado um tempo médio de espera de 0:03:48 e em 2014 cada utente tinha que aguardar em média 0:06:39. Este dado, sendo do agrado dos munícipes em geral, reflecte ainda a evolução que se vem assinalando na produção deste atendimento desde a sua abertura em Abril de 2009 – em 2011, por exemplo, o tempo médio de espera geral era de 0:08:40.

No que diz respeito ao tipo de atendimentos, 64,98 por cento dos mesmos foram relativos a Taxas e Licenças (13887 munícipes), 26,96 por cento foram relativos a Urbanismo (5.761 munícipes) e 8,06 por cento reportaram a “outros – certificados de registo de cidadãos da União Europeia” (1.722 munícipes).

Saliente-se também o aumento significativo, em 2015, de cobrança pela Loja do Munícipe, de 41,51 por cento. Este é, de resto, o efeito aguardado do aumento do atendimento único da Loja e eventualmente do clima de retoma económica que o concelho experimenta nos tempos mais recentes. Por outro lado, o aumento da eficácia do Município nesta área deve-se em grande medida ao espírito de colaboração dos munícipes farenses, que rapidamente se adaptaram à existência de um balcão único, onde podem tratar de praticamente tudo o que tem a ver com a sua relação com a autarquia.

Recorde-se que a Loja do Munícipe veio revolucionar o atendimento público da autarquia, concentrando num único espaço a maioria dos balcões até agora distribuídos por espaços físicos diferenciados, poupando tempo e transtornos aos munícipes que, de outra forma, tinham que percorrer vários locais para resolver os seus problemas.

Como agora se comprova, este é um serviço de muita qualidade, que consegue hoje dar resposta rápida aos atendimentos diários, mesmo nos momentos em que a afluência de munícipes é maior.
A Loja do Munícipe funciona de segunda a sexta-feira na Loja do Cidadão (Edifício do Mercado Municipal) entre as 09:00 e as 17:00.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »