Quadra Natalícia em Faro: Dizem que na Baixa é especial! - Algarlife Quadra Natalícia em Faro: Dizem que na Baixa é especial! - Algarlife

Quadra Natalícia em Faro: Dizem que na Baixa é especial!

Faro assinala a quadra natalícia com um vasto programa de animação, que de 6 de dezembro e 3 de janeiro, vai promover a cultura, o desporto e a solidariedade, com atividades dirigidas à população.

“Dizem que na Baixa é especial” é um projeto organizado pela Câmara Municipal de Faro e Ambifaro, com o apoio da Acral e da Associação Comércio da Baixa e prevê, sempre aos fins-de-semana, atividades para todos os gostos e idades, nas áreas da música, dança, teatro, formação, exposições, entre outras surpresas.

Com o objetivo de dinamizar o comércio local e a vivência urbana, o Natal em Faro irá proporcionar um ambiente cultural e festivo, direcionado para o envolvimento da população.

A Baixa da cidade será o principal palco de muita animação, envolvendo várias associações do concelho com atuações que vão alternando entre o Jardim Manuel Bivar e a Rua de Santo António, com repertórios preparadas para esta quadra.

Destaque para a chegada do Pai Natal de Bicicleta, iniciativa que pelo 4.º ano consecutivo conta com a organização do Clube de BTT da Conceição de Faro e que reúne um número cada vez maior de participantes de todas as idades.

Gratuito e destinado à população em geral, o passeio está marcado para dia 6 de dezembro, com início às 10h00, tendo como ponto de partida o Clube de BTT da Conceição de Faro, frente à junta de freguesia. O percurso, de cerca de 25 km, compreende várias zonas do concelho, e os participantes interessados poderão juntar-se ao grupo em qualquer ponto, com a condição de usarem um traje/acessório alusivo ao Natal.

Pelas 10h30 haverá uma paragem no Parque de Lazer das Figuras e prevê-se que a chegada à baixa da cidade seja pelas 11h30, com passagem pela rua de Santo António e término no Jardim Manuel Bivar. Aqui haverá muita animação dedicada especialmente às crianças, com início às 10h30.

A não perder também a abertura, dia 13 de dezembro, do ATRIUM- Centro Criativo da Baixa de Faro, do projeto resultante da reunião de esforços da Câmara Municipal de Faro, AND – Associação Nacional de Designers e Palácio do Tenente – Associação Cultural, para a dinamização do antigo centro comercial Atrium, encerrado em 2009 e que desde essa data se encontra devoluto.

Com esta iniciativa, pretende-se em regime de comodato implementar projetos nas áreas criativas, como oficinas de trabalho, lojas pop-ups, workshops, exposições, mercados temáticos, espaços interdisciplinares em articulação com as entidades locais e outras infraestruturas empresariais públicas ou privadas da região do Algarve. O projeto prevê ainda a disponibilização de espaços destinados à incubação de ideias ou projetos inovadores e criativos, com potencial empresarial.

Até dia 23 janeiro 2015, está previsto neste novo espaço uma programação que inclui espetáculos, exposições, concursos, entre outras iniciativas, entre as 10h00 e as 19h00.

Do extenso programa de animação de Natal previsto, destacamos ainda a exposição de mais de 170 árvores de Natal decoradas pelas mais de 4000 crianças do pré-escolar, 1.º e 2.ºciclos do ensino básico público e privado, que criarão um roteiro ao longo de todas as ruas pedonais da Baixa de Faro.

Este desafio, lançado pela autarquia às escolas, culmina com a distinção dos melhores trabalhos. A votação das árvores será feita pelos visitantes que deverão levantar um cupão nas lojas aderentes.

Consulte o programa completo “Dizem que na Baixa é especial…” em http://cms.cm-faro.pt//upload_files/client_id_1/website_id_1/Destaques_homepage/Eventos/web%20programa-%20natal%202014.pdf




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »