Executivo Municipal de Faro recebe alunos do projeto “Nós Propomos!" - Algarlife Executivo Municipal de Faro recebe alunos do projeto “Nós Propomos!" - Algarlife

Executivo Municipal de Faro recebe alunos do projeto “Nós Propomos!”

O Município de Faro vai receber os alunos e professores do concelho que participaram no Seminário Nacional do Projeto “Nós Propomos! Cidadania, Inovação e Sustentabilidade na Educação Geográfica”, onde obtiveram o terceiro prémio em fotografia.

As 22 propostas para a cidade apresentados pelos alunos vão ser apresentadas ao executivo municipal no Salão Nobre da Câmara Municipal, no próximo dia 2 de Junho das 9h30 às 12h30.

O Seminário Nacional do Projeto “Nós Propomos! Cidadania, Inovação e Sustentabilidade na Educação Geográfica”, decorreu no passado dia 4 de maio, promovido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território-IGOT da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Esri Portugal.

Participaram 37 escolas de todo o país, incluindo da Região Autónoma dos Açores, num total de 1400 alunos e professores de Geografia.

No âmbito da disciplina de Geografia, os alunos identificam problemas locais e apresentam propostas de intervenção concretas, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da comunidade, numa perspetiva de cidadania. Procura-se uma articulação estreita com as autarquias, que fornecem informação aos alunos sobre os desafios contidos no Plano Diretor Municipal e que depois recebem as propostas dos alunos, que têm sido valorizadas e crescentemente implementadas.

No Seminário Nacional, os alunos apresentaram os seus projetos de intervenção, num total de 250, ocupando todas as salas do IGOT e da Reitoria da Universidade de Lisboa. Como melhor projeto, foi distinguido o Roteiro pela Herança Judaica de Castelo Branco, elaborado por alunos da Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco; como melhor turma, foi distinguida a turma 11º D da Escola Secundária de Emídio Navarro.

O Projeto “Nós Propomos!” constitui um importante testemunho da vitalidade da articulação entre a escola e a comunidade, na procura da construção de comunidades mais harmoniosas e solidárias. Este Projeto tem dsde 2012, o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica/Ciência Viva”

A Câmara Municipal é parceira na dinamização deste projeto desde 2011, em conjunto com o Instituto de Geografia e do Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-IUL) e a Esri Portugal.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.