A I Convenção Jogos de Quelfes que decorreu na passada sexta-feira (6) na Assembleia Municipal de Loulé, reuniu as delegações de municípios e agrupamentos de escolas de todo o Algarve.
Vitor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé e anfitrião, deu o mote para uma reflexão mais profunda acerca do papel que os Jogos de Quelfes têm vindo a desempenhar e podem aprofundar enquanto movimento de difusão de uma filosofia de vida, “o Olimpismo”, que apesar de desconhecida de muitos, é capaz de influenciar positivamente aquilo que é a aprendizagem para a cidadania e para o futuro de uma sociedade mais justa, equilibrada e fraterna.
No geral, as diversas comunicações convergiram na necessidade de promover o Olimpismo enquanto motor de desenvolvimento pessoal e social, nomeadamente junto da população escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A Convenção anunciou as datas da 2.ª Edição da Estafeta “Chamada para os Jogos”, que em 2016 pretende percorrer o Algarve e alguns concelhos do Baixo Alentejo, com início dia 7 de janeiro, na mítica EB1 de Marim e término a 18 de fevereiro, em Ayamonte, e ainda para os VII Jogos de Quelfes que decorrerão de 9 a 23 de abril, cuja cerimónia de abertura está já marcada para a cidade de Tavira.
O trabalho desenvolvido no âmbito desta I Convenção Jogos de Quelfes pode ser consultado e descarregado em Convencao-Jogos-de-Quelfes-Loule-2015
CML/PP