Albufeira debateu “Turismo Acessível: oportunidades e obrigações”! - Algarlife Albufeira debateu “Turismo Acessível: oportunidades e obrigações”! - Algarlife

Albufeira debateu “Turismo Acessível: oportunidades e obrigações”!

Albufeira, Lisboa e Porto foram as três cidades que na passada quinta feira, reuniram especialistas em simultâneo, para debater o ‘Turismo Acessível e Cultura’.

A iniciativa que em Albufera decorreu na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, foi organizado pela Acesso Cultura, uma associação cultural com sede em Almada, que promove a melhoria das condições de acesso, físico, social e intelectual aos espaços culturais e à oferta cultural.

O debate teve por base um estudo realizado recentemente pela Universidade de Surrey em Inglaterra, que estima que a nível europeu o turismo esteja a perder anualmente 142 mil milhões de euros devido “à infraestrutura deficiente, serviços e atitudes em relação aos viajantes com necessidades especiais”.

O estudo refere “uma previsão de crescimento do mercado com base no crescimento da população idosa e o consequente crescimento do número de indivíduos com deficiência”. Perante este cenário urge verificar que oportunidades e obrigações surgem para as instituições.

Em Albufeira o debate teve como convidados preletores, José Gameiro, Diretor do Museu Municipal de Portimão, e António Almeida Pires, Diretor Geral do Grupo Pedras da Rainha e Pedras d´El Rei.

As conclusões do debate foram de encontro aos principais dados citados no estudo, concluindo-se que este tipo de turista tem características muito especiais, tempo disponível, recursos financeiros e é cada vez mais exigente.

Por outro lado a idade é cada vez mais, sinónimo de maior propensão para a ocorrência de problemas de saúde, pelo que é necessário assegurar um Sistema de Saúde preparado para responder às necessidades especiais deste nicho de mercado.

A região que aposte no Turismo Acessível, será detentora de um elemento diferenciador, que poderá ser determinante para a revitalização da atividade em toda a sua cadeia de valor, razão mais do que suficiente para que os decisores políticos e os principais responsáveis pelo turismo lhe dediquem especial atenção, referiram aqueles especialistas.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »