145 Médicos internos em formação no Algarve! - Algarlife 145 Médicos internos em formação no Algarve! - Algarlife

145 Médicos internos em formação no Algarve!

Vinte e oito médicos internos de diversas especialidades hospitalares, vinte e dois internos de Medicina Geral e Familiar, dois de Saúde Pública do concurso para Internato Médico 2014 – Formação Especifica e noventa e três médicos internos do Ano Comum iniciam sua formação durante este mês de janeiro nos Agrupamentos de Centros de Saúde pertencentes à área de influência da Administração Regional de Saúde do Algarve e nas unidades hospitalares do Centro Hospitalar do Algarve.

Dos internos de Medicina Geral e Familiar colocados nos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Região do Algarve, doze vão realizar a sua formação no ACES Central; seis no ACES do Barlavento e quatro no ACES do Sotavento. Em relação aos internos de Saúde Pública um ficará no ACES Central e outro no ACES Barlavento.

No que diz respeito ao Centro Hospitalar do Algarve foram colocados vinte e oito internos das seguintes especialidades: oito de Medicina Interna; quatro de Psiquiatria; dois de Pediatria médica; dois de Ginecologia/Obstetrícia; dois de Radiologia; dois de Oncologia médica; um de Pneumologia; um de Cardiologia; um de Gastroenterologia; um de Neurologia; um de Patologia clinica; um de Nefrologia; um de Medicina Física e Reabilitação e um de Ortopedia.

Além dos Médicos Internos de especialidade, a Região recebe ainda noventa e três médicos Internos do Ano Comum, para estágios nos Serviços de Saúde da Região. Para estes Internos, do denominado Ano Comum, constitui-se como o primeiro ano de trabalho na profissão, no País, sendo que a grande maioria terminou o Curso de Medicina no último ano letivo. Apesar de praticarem uma medicina tutelada e ainda sem autonomia técnica, constituem uma forte aposta no futuro, visto que uma experiência de trabalho positiva, bem como uma boa integração social na Região, serão fatores de influência na escolha posterior de uma vaga para o Internato de especialidade nos Serviços do SNS da Região.

Segundo a nota da ARS Algarve, comparativamente com o ano passado (133 internos) verifica-se um aumento do número de internos que escolherem o Algarve para realizar o internato, tanto nos cuidados de saúde primários como nos cuidados de saúde hospitalar, o que contribuirá para ajudar a fixar no futuro próximo, mais profissionais médicos na Região do Algarve.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »