Vila do Bispo é a autarquia mais transparente a sul do Tejo

17

Vila do Bispo é a autarquia mais transparente a sul do Tejo e a décima a nível nacional, segundo oo ranking dos 308 municípios com gestão transparente, avaliados pela organização não-governamental “Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC)”.

Os resultados da avaliação de 2015, foram conhecidos esta quinta feira (10), numa cerimónia que decorreu no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

A Câmara Municipal de Vila do Bispo, congratula-se com a classificação obtida, uma vez que reflete os objetivos do atual Executivo liderado pelo presidente Adelino Soares, que assenta fundamentalmente no esforço pela implementação de uma gestão municipal rigorosa e transparente, o que possibilita ao munícipe um maior conhecimento da atividade camarária.

O ITM mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.

A TIAC – Transparência e Integridade, Associação Cívica é a entidade que avalia o grau de transparência de cada município, onde para o efeito procede a uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos portais das Câmaras Municipais.

A TIAC é uma organização não-governamental que tem como missão combater a corrupção. Esta ONG é a representante em Portugal da rede global anticorrupção Transparency International.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.