Terra de Maio promove sabores e saberes de Castro Marim!

18

cartaz terra maio _mnOs sabores genuínos da serra algarvia, a par de uma enorme diversidade de artesanato local, exposições e muita animação, fazem o cartaz desta 8ª edição da Feira Terra de Maio, que decorre de 15 a 17 de maio, no Centro Multiusos do Azinhal.

Iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim, a Terra de Maio tem como divisa a promoção e incremento da Cabra da Raça Algarvia, promovendo em simultâneo os saberes e os sabores a ela associados no concelho de Castro Marim.

Nesta edição da Terra de Maio, destaque para a inauguração da exposição “Passeio Fotográfico pela Nossa Serra” (dia 15 | 18h00), do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal de Castro Marim, para a apresentação do Guia de Vinhos do Algarve (dia 16 | XH00) e para a exposição e o já conhecido e consagrado Concurso Nacional da Cabra de Raça Algarvia, cuja entrega de prémios acontece no domingo, dia 17, pelas 13h00.

Tendo por objetivo oferecer aos visitantes uma experiência rica de conhecimentos e contactos com o mundo rural, este evento oferece a oportunidade de “pôr as mãos na massa”, com o Ateliê do Pão, o Workshop de Fabrico de Queijo Artesanal, o Ateliê do Burro, o workshop “Sementeiras Aromáticas” e ainda aulas de equitação. No campo da experimentação, a sublinhar ainda os Laboratórios de Gostos, pelo chef Miguel Teixeira na sexta (18h00), pelo restaurante “Tertúlia Algarvia” no sábado (19h00) e pelo chef Louis Anjos no domingo (17h00), a degustação de Chocofigo, a recriação da “Vila de Amêijoas” (uma tradição árabe e secular de um prato típico da gastronomia olhanense e que é valor integrante do património cultural português), Provas de Vinhos e a degustação “Novos sabores de Azeites”.

E a animação também não vai faltar na “Terra de Maio”, com um programa bastante variado. Na animação de rua, Orquestra “Funkarmonica”, “Casal dos Tempos Antigos” e o grupo “Mato Bravo”. Em palco, espetáculo de flamenco com “Pepe de La Punta” (dia 15 | 19h30), “Quim Roscas e Zeca Estacionâncio” (dia 15 | 22h00), folclore com o grupo etnográfico “Amendoeiras em Flor” (dia 16 | 19h00), Grupo “+ Dois” (dia 16 | 22h00), “Andanças e Cantorias”, por Afonso Dias e Teresa da Silva (dia 17 | 17h00), Banda Musical Castromarinense (dia 17 | 20h00) e o grupo “Vá de Viró” (dia 17 | 21h30). A encerrar a noite de sexta o DJ Gustavo Vera e na noite de sábado o DJ PeteSleev.

E como a animação não se faz apenas de música, na “Terra de Maio” encontra também tasquinhas de gastronomia regional, exposições de animais, exposições de artigos de caça e espingardaria, animação infantil, demonstrações equestres, pelo Clube “Amigos do Cavalo” e o espetáculo de marionetas “Ai Xico, Xica”, por Sofia Pimentão, no interior da Ágora do Centro Multiusos.

No sábado, pelas 10h00, há também espaço para o debate sobre as Medidas de Apoio ao Investimento – PDR 2020, numa organização da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e da Associação Terras do Baixo Guadiana. Trata-se de um seminário onde se abordarão temáticas como o Quadro Comunitário de Apoio LEADER, Jovens Agricultores, Explorações Agrícolas e Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas.

“A Terra de Maio” é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal e tem a colaboração da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP), da Região de Turismo do Algarve (RTA), da Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Confraria de Enófilos e Gastrónomos do Algarve, Tertúlia Algarvia, Gran Plaza Tavira, Eurocidade do Guadiana, Qualifica, Associação Odiana e Associação Terras do Baixo Guadiana.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.