Semana da Ciência e Tecnologia no Centro Ciência Viva do Algarve! - Algarlife Semana da Ciência e Tecnologia no Centro Ciência Viva do Algarve! - Algarlife

Semana da Ciência e Tecnologia no Centro Ciência Viva do Algarve!

A Semana da Ciência e Tecnologia que decorre de 24 a 30 de Novembro no Centro Ciência Viva do Algarve em Faro, integra um conjunto de atividades e iniciativas, com entrada gratuita.

A iniciativa tem como objetivo despertar a população, especialmente as crianças e os jovens em idade escolar, do pré-escolar ao ensino secundário, para os temas da cultura científica e tecnológica e para a valorização da criatividade, da atitude científica e da inovação.

Estão programadas ações de divulgação e de promoção da Ciência que se faz em Portugal, dando a conhecer como é que os nossos cientistas trabalham e que resultados obtêm, e ainda debater temas atuais da Ciência.

No âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia, o Centro Ciência Viva do Algarve em Faro, destaca:

24.11.2014
Dia Nacional da Cultura Científica: O Centro estará aberto ao público.

Robôs para Crianças

Dirigida para idades a partir dos 8 anos de idade, esta sessão permite levar as crianças a desenvolver os conceitos básicos de programação, ciência, engenharia, matemática, competências de comunicação e de trabalho em equipa, ao mesmo tempo que resolvem desafios. Esta sessão não deixará ninguém indiferente e contribuirá certamente na construção da identidade dos seus participantes.”

Público: 1ºciclo
Entrada Gratuita

29.11.2014 (15h)
Como fazer crescer uma laranjeira num frasco de vidro

Para estudar as laranjeiras pode recorrer-se a porções da planta que se colocam em recipientes como frascos ou tubos de vidro com meio nutritivo. Não se utiliza terra, uma vez que os nutrientes são fornecidos através de meios de cultura e as plantas crescem num ambiente com controlo de luz, humidade e temperatura. Este tipo de cultura designada in vitro permite a multiplicação e a obtenção de milhares de plantas iguais entre si. As plantas desenvolvidas são depois transferidas para terra e crescem numa estufa para se adaptarem às condições externas e posteriormente serem colocadas ao ar livre. Nesta palestra/atividade iremos ver e aprender como podem as plantas crescer in vitro.

Esta palestra/atividade tem como responsável Natália Marques (CEOT- UAlg) e como colaboradores o Prof. Doutor Amílcar Marreiros Duarte e Sandra Formiga (UAlg).

Público: Geral
Entrada Gratuita

30.11.2014
As Palmeiras do Algarve (FNAC – Fórum Algarve) (11.30h)

Nesta Oficina serão reveladas as espécies mais presentes no Algarve (palmeira-anã e palmeira das Canárias) e a sua importância económica e paisagística. Será abordada a importação de palmeiras de diversas espécies que teve lugar nas últimas décadas e suas consequências ao nível da paisagem e da sanidade das espécies cá existentes. O caso do escaravelho das palmeiras (Rincophorus) é um bom exemplo de como a importação de plantas sem os devidos cuidados pode pôr em causa a sanidade de uma ampla população de palmeiras podendo conduzir à extinção de uma espécie na região.

Uma das aplicações da folha da palmeira anã é na empreita, cestaria tradicional do Algarve. Nesta Oficina poderá conhecer as aplicações da empreita (malas, carteiras, chapéus,etc) e aprender com as artesãs as técnicas que utilizam.

Público: Geral
Entrada Gratuita




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »