“Sabores do Caldeirão” em São Brás de Alportel

18

A 6.ª edição da Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão” que se realiza de 8 e 21 de abril, em São Brás de Alportel, é um convite para saborear o melhor da gastronomia típica do Algarve genuíno, nos sete restaurantes que participam no evento. A Quinzena Gastronómica desafia a uma viagem por sabores e saberes da Serra do Caldeirão.

Bochechas de porco preto, javali no forno ou cabidela de galinha, acompanhados por um vinho do Algarve, são algumas sugestões dos restaurantes participantes nesta iniciativa, que pretende manter vivas as tradições serranas e promover o turismo no concelho são-brasense.

As sobremesas são inspiradas no mel, na alfarroba, no figo ou na amêndoa, produtos locais, que resultam em deliciosos e irresistíveis doces. E não se deve terminar a refeição sem provar a típica aguardente de medronho ou um dos licores produzidos na região, tornando esta uma experiência inesquecível.

A sexta edição da Quinzena Gastronómica – Sabores do Caldeirão procura valorizar a gastronomia local que preserva as características da cozinha mediterrânica, definida como uma dieta saudável e nutritiva, aliada aos festejos da Páscoa, os quais para além de permitirem o deliciar dos produtos próprios da festividade, ainda acrescem a oportunidade de se assistir à celebração da Festa das Tochas Floridas, a Procissão da Ressurreição, no domingo de Páscoa, 20 de abril, que em São Brás de Alportel tem uma beleza singular.

A estratégia de promoção turística do município de São Brás de Alportel tem na valorização da gastronomia e dos seus produtos locais um dos eixos principais, assente no conceito de Slow Food, uma marca ostentada pelo concelho com muito orgulho que garante à mesa a saúde, a qualidade e o sabor, só possíveis com o respeito por um conjunto de condições, quer na seleção de alimentos, quer na sua confeção e sobretudo no respeito por aqueles que são os valores da nossa alimentação mediterrânica, um valioso tesouro a preservar.

Participam na VI edição da Quinzena Gastronómica sete restaurantes locais, Adega Nunes, Fonte da Pedra, O Marquês, Sabores do Campo, Zé Dias e os estreantes Lagar da Mesquita e Yeshé Boutique Café. A ementa especial para o evento é constituída por entrada, prato principal, sobremesa e vinho algarvio.

Nesta Páscoa, São Brás de Alportel convida a não resistir à tentação e a provar os Sabores do Caldeirão!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.