Portugueses e Espanhóis festejaram o Carnaval em Altura

Portugueses e Espanhóis festejaram o Carnaval em Altura

20

O Carnaval de Altura voltou a merecer no fim de semana, a adesão de milhares de foliões, portugueses e espanhóis que se deslocaram ao Sotavento Algarvio, para assistir ou participar na 16ª edição deste evento carnavalesco, que comemorava os 30 anos de adesão de Portugal e Espanha à União Europeia.

O Corso Carnavalesco constituído por mais de 11 grupos de animação e 10 carros alegóricos, em representação das Juntas de Freguesia, entidades, associações, clubes e grupos e amigos, espalhou alegria e boa disposição, com a participação de muitos foliões, matrafonas e outras personagens características da festividade.

No domingo a organização organizou um jantar e baile de Carnaval, aberto a toda a população, assinalando o sucesso de mais uma edição e homenageando o voluntarismo das muitas pessoas que trabalharam incansavelmente, durante largas semanas, para a realização deste evento.

“O Carnaval de Altura é um dos mais genuínos do país, há um grande envolvimento e esforço da comunidade local, e em particular da Junta de Freguesia de Altura, a que é preciso reconhecer todo o mérito”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.

Mas o Carnaval no concelho de Castro Marim, só termina a 1 de março, “quarta-feira de cinzas”, com o tradicional Enterro do Entrudo, à tarde em Alta Mora (15h30) e à noite na vila de Castro Marim (21h00). No mesmo dia, a população reúne-se em cortejo fúnebre, em torno do finado, mas também das suas viúvas inconsoláveis. A ocasião exige também a leitura do testamento do Entrudo, cuja tónica se apoia numa sátira social e política. Uma vez lido o testamento, encerram-se as cerimónias fúnebres e, à luz da tradição, começa a preparação para a época da Quaresma, de sossego e reflexão.

A 16ª edição do Carnaval de Altura foi organizado pela Junta de Freguesia de Altura, Câmara Municipal de Castro Marim e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, no âmbito da campanha «30 anos 30 iniciativas», com a colaboração das Juntas de Freguesia de Castro Marim e Odeleite e das associações e comércios locais.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.