Lagos comemorou o Dia dos Combatentes, com cerimónia militar!

13

O Centenário da I Guerra Mundial foi assinalado no passado domingo (19) em Lagos, com uma cerimónia militar que decorreu junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, na Praça Luís de Camões.

Presidiu à cerimónia, Maria Joaquina Matos a Presidente da Autarquia, acompanhada pelo restante executivo municipal, na presença de forças militares, membros da Liga dos Combatentes e vários convidados.

A cerimónia teve início com a deposição de uma coroa de flores e a homenagem aos Mortos caídos em defesa da Pátria, foi antecedida por vários momentos culturais conduzidos pelo grupo Nova Filarmonia da Academia de Música de Lagos e por Silménia Magalhães do Teatro Experimental de Lagos, que declamou um texto alusivo a este episódio da história mundial, depois de terem sido prestadas as honras militares e um capelão ter proferido uma invocação religiosa, recordando todos os militares de Portugal, que perderam a vida durante aquela Guerra.

Intervieram na cerimónia a Presidente da Autarquia, Maria Joaquina Matos e o Presidente do Núcleo de Lagos da Liga dos Combatentes, Viegas Gonçalves que leu a mensagem do Presidente da Liga dos Combatentes ‘nacional’:  “É em nome de todos os que tombaram nesta guerra sangrenta que aqui estamos hoje”, recordou, deixando de seguida bem claro que “nunca será demais relembrar ao nosso Governo a importância dos militares para Portugal”. Frisando o facto de “terem sido todos estes combatentes que mudaram o nosso futuro comum como país”, Viegas Gonçalves defendeu que “honrá-los neste dia, e sempre, é o mínimo que podemos fazer”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.