Lagoa testa sistema de sinalização inovador na via pública

Lagoa testa sistema de sinalização inovador na via pública

11

O executivo municipal de Lagoa, promove a melhoria dos sistemas de segurança e mobilidade, sobretudo ao nível da utilização das passadeiras na via pública, com a instalação de sinalização luminosa para já, em teste e avaliação.

Ainda em fase experimental, o objetivo deste sistema de sinalização noturna que é pioneiro em Portugal, visa melhorar a segurança dos peões, no atravessamento das passadeiras nas ruas do Concelho.

O sistema constituído por pilaretes inteligentes, de tecnologia totalmente portuguesa, já ensaiado no Reino Unido com bastante sucesso, chega agora a Portugal, tendo sido instalado numa primeira fase, na Estrada do Farol, no Carvoeiro.

A sinalização é composta por 4 pilaretes solares, dois de cada lado da passadeira, produzidos em material resistente e antigraffiti, alimentados por energia solar e com a capacidade de utilização durante oito dias sem necessitar de carregamento.

Estarão permanentemente sinalizados com uma luz branca e, através de sensores internos, avisam os automobilistas de que está um peão no início da passadeira, acionando uma luz de cor intermitente e voltando à luz branca após a passagem do mesmo. Pela intensidade e o piscar da luz os automobilistas são, rápida e facilmente, alertados para a presença do peão.

Esta experiência, sem custo inicial para o Município, estará em avaliação durante um período de tempo, sendo posteriormente avaliado o interesse para a colocação noutras passagens de peões do Concelho.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.