Faro aprova apoio financeiro ao movimento associativo

8

A Câmara Municipal de Faro anunciou a aprovação de um programa de apoio a associações de apoio social, cultural, desportivo e juvenil, no valor de 300 mil euros, dirigido a atividades no presente ano.

O programa, que foi proposto pelos vereadores da coligação, contou com o voto unânime do executivo municipal, reunido esta quinta feira (26), o que significa o retomar de um apoio que há muitos anos não acontecia em Faro, devido aos constrangimentos decorrentes da situação financeira em que o Município se encontrava e da necessidade de se recorrer a um plano de reequilíbrio financeiro em 2010.

O programa prevê que as associações interessadas possam formalizar a sua candidatura no site do Município (www.cm-faro.pt), entre 27 de Novembro e 11 de Dezembro. Podem concorrer todas as entidades sem fins lucrativos sediadas no concelho que cumpram os requisitos.

Conjuntamente com os formulários, estarão disponíveis as condições de admissão e os critérios de atribuição do apoio, que contemplarão itens como a avaliação da atividade regular da entidade candidata, o reconhecimento do mérito e da excelência dos atletas, artistas, praticantes ou o mérito da acção desempenhada em prol da comunidade.

Após um duro processo de saneamento das finanças da autarquia, que a todos custou, é com grande satisfação que a Câmara dá esta notícia à população pois pode, finalmente, dispor de uma verba significativa para o sempre dinâmico movimento associativo farense.

A autarquia relembra que mesmo sem disponibilidade para atribuir os apoios financeiros desejados, a Câmara nunca deixou de observar com toda a atenção e reconhecer o mérito das associações, reforçando neste período o apoio logístico às suas atividades, reconhecendo nelas um veículo fundamental para o desenvolvimento harmonioso do nosso concelho nas diferentes áreas de atuação.

Finalmente, deve informa-se que a Câmara está em condições de garantir que todos os apoios concedidos serão integralmente liquidados até final do corrente ano, o que constitui, igualmente, uma novidade na prática do Município.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.