Bandeiras Azuis nas praias do concelho de Vila do Bispo

Bandeiras Azuis nas praias do concelho de Vila do Bispo

Vila do Bispo hasteou no passado dia 9 de junho, as Bandeiras Azuis nas praias do concelho, numa cerimónia que teve início na praia do Burgau, na presença de representantes da Câmara Municipal de Vila do Bispo, da APA e da Capitania do Porto de Lagos.

Cabanas Velhas, Burgau, Castelejo, Cordoama, Ingrina, Mareta, Martinhal, Salema, Tonel, Beliche e Zavial, são as praias que ostentam a Bandeira Azul até ao final da época balnear.

A Bandeira de “Praia Acessível – Praia para Todos” volta também à praia da Salema que mais uma vez é distinguida por cumprir um conjunto de requisitos que permitem o seu uso por pessoas com mobilidade condicionada, ou seja, dispõe de acesso pedonal; estacionamento ordenado e reservado; de um acesso à zona de banhos; de passadeiras no areal; de instalações sanitárias adaptadas e situadas em local de fácil acesso e de serviços de primeiros socorros.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios relacionados com informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços, ou seja, é um certificado de qualidade ambiental que distingue o esforço de diversas entidades, no sentido da melhoria do ambiente marinho, costeiro, fluvial e lacustre e implica o cumprimento de diversos critérios nas áreas de educação ambiental e informação, gestão e segurança, qualidade da água e meio costeiro.

Também a associação ambientalista Zero anunciou recentemente que as praias de Cabanas Velhas, Boca do Rio, Ingrina e Zavial registam “zero poluição”, integrando assim a lista das 33 praias de Portugal sem poluição. Estes resultados tiveram em conta os parâmetros da legislação em vigor e concluiu que existem 31 zonas balneares costeiras e duas interiores com ZERO poluição. Assim segundo estes dados Vila do Bispo apresenta-se a nível nacional como um dos concelhos com maior número de praias com ZERO poluição.

Ainda a par do galardão da Bandeira Azul, em 2017, as praias das Cabanas Velhas, Boca do Rio, Burgau, Castelejo, Cordoama, Furnas, Ingrina, Mareta, Martinhal, Salema, Tonel e Zavial foram classificadas como ’Praias com Qualidade de Ouro’ pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. A atribuição da Qualidade Ouro às nossas praias significa que as mesmas cumpriram os seguintes requisitos: Qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares de 2012 a 2016 e que todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (2016) apresentaram resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; ou seja, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100 ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para Escherichia coli, e para águas interiores 200 ufc/100ml e 500 ufc/100ml, respetivamente.

Esta medida da Quercus visa realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

Os galardões hasteados nas praias, representam a qualidade ambiental das nossas praias do município, que continua a prestigiar Vila do Bispo enquanto destino turístico de qualidade.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*