Aves de Cacela Velha no fim de semana do EuroBirdwatch 2014! - Algarlife Aves de Cacela Velha no fim de semana do EuroBirdwatch 2014! - Algarlife

Aves de Cacela Velha no fim de semana do EuroBirdwatch 2014!

Com a Ria Formosa como cenário principal, realiza-se em Cacela Velha, no próximo dia 5 de outubro, uma atividade de observação de aves, com entrada livre.

“Aves de Cacela Velha” é uma das 30 atividades que os amantes de aves poderão usufruir, em mais uma edição no fim de semana europeu de observação de aves, o EuroBirdwatch 2014. Esta atividade, destinada ao público em geral, é realizada pela ADRIP. A participação é gratuita, sendo necessária inscrição prévia através do e-mail.

A iniciativa prevê a observação da avifauna presente na Ria Formosa, um dos pontos de passagem mais importantes da região para as aves migradoras. Neste passeio orientado pelo fotógrafo Agostinho Gomes, os participantes poderão observar as mais variadas espécies como, por exemplo, flamingos, colhereiros, fuselos ou o camão, símbolo desta área protegida.

Esta atividade está inserida no EuroBirdwatch, novamente coordenado em Portugal pela SPEA e a nível europeu pela BirdLife International, agendado para os próximos dias 4 e 5 de outubro. O objetivo deste evento é chamar a atenção para os problemas que as aves migradoras enfrentam no percurso que fazem entre a Europa e África e para a necessidade premente da preservação das suas zonas de reprodução (Norte da Europa), de passagem e de invernada, na zona mediterrânica e em África. A sensibilização para estas problemáticas passa pela realização de atividades nas quais as pessoas poderão contactar mais de perto com a natureza e sobretudo com as aves.

O Algarve é uma região em que se verifica uma grande concentração de aves migradoras, devido ao facto de a sua localização, no sudoeste europeum coincidir com o trajeto efetuado por muitas aves, que se dirigem ao norte de África para passarem o inverno. Cacela Velha torna-se assim, nesta época, um lugar de excelência para a observação de aves migradoras em passagem, mas também das que já chegaram para passar o inverno por terras algarvias.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »