Algarlife

The Lost Warhols by Karen Bystedt na Marina de Vilamoura

The Lost Warhols by Karen Bystedt na Marina de Vilamoura

The Lost Warhols by Karen Bystedt na Marina de Vilamoura

O espaço de Exposições da Marina de Vilamoura, recebe de 17 de junho a 31 de agosto, a exposição “The Lost Warhols” da autoria de Karen Bystedt, artista e fotógrafa, associada a artistas urbanos convidados, que criaram peças inéditas e exclusivas.

Karen Bystedt, originária de Los Angeles (EUA) reuniu alguns dos mais conceituados artistas urbanos, nacionais e internacionais, em Vilamoura, num projecto que tem por base uma série limitada de fotografias feitas por si ao ícone da Pop Art, Andy Warhol.

A abertura ao público da exposição “The Lost Warhols – Andy Goes Street in Vilamoura” by Karen Bystedt é o culminar de uma parceria desenvolvida entre Vilamoura World e a Omey Projects e decorre a 17 de junho, às 18h30, no Espaço de Exposições da Marina de Vilamoura.

A exposição estará patente até 31 de agosto e contará com os artistas Add Fuel, Eime, Draw, Mar, By Beau, King Saladeen, Tamara, Kruella, Maser, Ricardo Pereira e Filippo Fiumani.

A história das fotografias começa em 1982 quando Karen convida Andy Warhol para fazer parte de um livro sobre os modelos masculinos mais proeminentes da época. Surpreendentemente, foi o próprio Andy Warhol que atendeu o telefone e acedeu a participar no projecto, dizendo que se “sentia muito lisonjeado”. Depois de o ter fotografado com a sua Hasselblad alugada, Karen Bystedt publicou o livro “Not Just Another Pretty Face” com enorme sucesso. Em 2011, depois de ler um artigo no Financial Times que falava da tendência crescente de revisitar o trabalho de Warhol, a fotógrafa revirou a sua garagem para encontrar os negativos da sessão fotográfica feita 20 anos antes e encontrou as 10 fotografias que agora permitem trazer este trabalho inédito em Vilamoura.

Para esta exposição, Karen desafiou os artistas a fazerem a sua interpretação e intervenção sobre telas, tendo por base as fotografias feitas pela artista a Andy Warhol nos anos 80, naquilo que é uma fusão entre a arte fotográfica e a arte urbana.

Para a edição portuguesa, apresentada no Espaço de Exposições da Marina de Vilamoura até 31 de agosto, Karen Bystedt associou-se aos 11 artistas urbanos, que criaram 11 peças inéditas com 1m x1m. As peças são enquadradas por molduras SUGI, feitas a partir de madeira sustentável de cedro japonês, e que foram produzidas em São Miguel (Açores) especialmente para esta exposição.

Paralelamente a esta exposição, foram edificados e trabalhados dois murais no centro de Vilamoura, com a colaboração de alguns destes artistas, para simbolizar o início do compromisso de Vilamoura World em promover e apoiar a arte em Portugal. Para além destas iniciativas, vários artistas estão a ser desafiados a participar numa exposição de arte intitulada “10×10”, cujo objetivo é promover jovens artistas em ascensão, que terão a oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho.

Exit mobile version