Algarlife

Bando de Surunyo na Ermida de Nª Sª de Guadalupe

Bando de Surunyo na Ermida de Nª Sª de Guadalupe

Bando de Surunyo na Ermida de Nª Sª de Guadalupe

SAS-26 de agosto 300 _abA V Edição do Ciclo de Música Antiga “Sons Antigos a Sul”, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, vai encerrar no próximo dia 26 de agosto, pelas 17 horas, com o Bando de Surunyo, e o tema “Loas, romances e vilancicos nos tempos da Restauração (1640 – 1668)”.

O Bando de Surunyo é um ensemble português sediado no Porto dedicado à interpretação de música inédita composta em Portugal no século XVII. O agrupamento consiste num octeto vocal (três sopranos, dois altos, um tenor, um barítono e um baixo) e três instrumentos de baixo contínuo (viola da gamba, baixão e corda pulsada).

Os concertos d’O Bando de Surunyo estão concebidos para poderem incorporar uma componente cénica, baseada na dança e gestualidade barroca, com a participação de um a três bailarinos. O nome do ensemble é retirado da obra A Minino tam Bonitio, significando Bando de Estorninhos.

Integram este ensemble português:

Tiple – Ana Vieira Leite, Marta Martins, Tania Esteves;
Alto – Patrícia Silveira, Tiago Ribeiro José Leite;
Tenor – Carlos Meireles;
Baixo – Sérgio Ramos;
Viola da gamba – Carmina Repas Gonçalves;
Violas de cinco e seis ordens – Hugo Sanches;
Baixão e direcção – Mélodie Michel;
Orientação científica – José Abreu, Paulo Estudante

Esta é uma iniciativa produzida pela Academia de Música de Lagos, integrada no ciclo “Música no DiVaM” do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – 2016 promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve em parceria com agentes culturais da região.

Exit mobile version