Zero Desperdício Alimentar em São Brás de Alportel - Algarlife Zero Desperdício Alimentar em São Brás de Alportel - Algarlife
Zero Desperdício Alimentar em São Brás de Alportel

Zero Desperdício Alimentar em São Brás de Alportel

São Brás de Alportel integra o projeto europeu “Não desperdices o nosso futuro”, em parceria com a Associação IN LOCO e os Agrupamentos de Escolas de Faro e São Brás de Alportel no combate ao desperdício alimentar. Cerca de um terço dos alimentos que são produzidos em todo o mundo, são desperdiçados, enquanto milhões vivem com fome.

No âmbito da iniciativa, teve lugar no Mercado Municipal, na passada quarta feira (3), o workshop “Zero Desperdício Alimentar na Cozinha” dirigido a famílias acompanhadas pelos serviços sociais, numa parceria entre a Câmara Municipal, a Associação In Loco, a Associação de Defesa do Consumidor (DECO), o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e apoio do Intermarché de São Brás.

O local ideal para sensibilizar a comunidade são-brasense para a urgência em controlar o desperdício alimentar é, sem dúvida, o local onde se inicia o processo do consumo e são feitas as compras, o Mercado Municipal. Aqui, técnicos da autarquia e de entidades parceiras divulgaram conteúdos sobre o tema em discussão, na tentativa de sensibilizar os participantes para um problema que afeta todo o mundo.

No workshop “Zero Desperdício Alimentar na Cozinha” Sandra Rodrigues, da DECO, abordou formas de reduzir o desperdício alimentar nas nossas casas. A sessão culminou com uma demonstração gastronómica de aproveitamento de alimentos seguida pela prova, que contou com a participação do Chefe Ricardo Bernardo acompanhado pelos alunos do curso profissional de Cozinha e Pastelaria do Agrupamento José Belchior Viegas.

Esta sessão foi concretizada no âmbito do projeto europeu “Não Desperdices o Nosso futuro”, um programa de combate ao desperdício alimentar com quase dois anos de trabalho de avaliação, diagnóstico e de sensibilização junto da comunidade. Direcionado para agregados familiares que são acompanhados pelos Serviços Sociais do município, o workshop foi mais uma das inúmeras atividades realizadas com o objetivo de alertar consciências e reeducar a nossa população para a urgente necessidade de aproveitar todos os alimentos produzidos de modo a reduzir o desperdício alimentar no mundo.

O Município de São Brás de Alportel que continua a abraçar esta missão, tem desenvolvido parcerias, junto de diversas entidades, como aconteceu recentemente com protocolos de colaboração entre o Agrupamento de Escolas, o Exército de Salvação, a Santa Casa da Misericórdia e o supermercado Intermarché de São Brás, que permite dar um destino solidário aos excedentes de alimentos, distribuídos junto das famílias mais carenciadas do concelho.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »