Vila de Ameijoas, prato típico de Olhão! - Algarlife Vila de Ameijoas, prato típico de Olhão! - Algarlife

Vila de Ameijoas, prato típico de Olhão!

A “vila de amêijoas”, cuja popularidade há muito que ultrapassou fronteiras, é um prato típico de Olhão, confecionado tradicionalmente no periodo da Páscoa, mas que em tempos idos, fazia parte dos piqueniques que os olhanenses, tinham por hábito realizar nos Pinheiros de Marim.

Para a confeção, utiliza-se uma “pedra” que deve ser colocada no centro de uma chapa ou de uma lage, que seja de dimensão suficiente para acolher a quantidade de ameijoas, que vamos confecionar.

Lavadas as amêijoas, estas são dispostas de boca para baixo, sobre a pedra, colocando-se as ameijoas uma a uma em círculo, no sentido do interior para o exterior, até completar a introdução do kilo ameijoas que utilizamos, formando um tapete de bivalves.

De seguida, cobrem-se as amêijoas com caruma seca que se incendeia, tendo o cuidado de escolher um local sem correntes de ar ou ventos perturbadores. Deixamos que a caruma arda por completo e só depois do fogo se ter extinguido é que se procede à retirada das cinzas.

Para retirar a cinza da caruma, utiliza-se um vulgar abanador, agitando-o em ritmo certo e cadenciado, para evitar que as ameijoas já abertas, se sujem com cinza, devido a uma descuidada deslocação do ar.

Estes movimentos devem ser feitos sem desmanchar a vila ou desviar as pedras que a circundam. As amêijoas estão prontas a servir, quando abrem com o calor e escorrem a água que contém e são regadas com limão para lhes dá um sabor muito especial.

Fonte: A receita foi-nos enviada pela n/ leitora Mª José Casimiro de Olhão, com a informação de que tem origem em várias fontes.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »