Viagens turísticas de residentes no 2.º Trimestre de 2015 - Algarlife Viagens turísticas de residentes no 2.º Trimestre de 2015 - Algarlife

Viagens turísticas de residentes no 2.º Trimestre de 2015

Os residentes em Portugal realizaram no 2º trimestre de 2015, cerca de 4,3 milhões de viagens turísticas, o que significa um decréscimo de 1,6% face ao 2º trimestre de 2014, mas mais 4,1% no 1º Trimestre de 2015, informa hoje o INE.

Este resultado reflete em parte a forte variação negativa ocorrida no mês de abril, associada a efeitos de calendário, visto que nos dois meses seguintes se registou um crescimento das viagens de turismo efetuadas por residentes.

As visitas a “familiares ou amigos” registaram uma diminuição de 4,9%, tendo este motivo continuado a ser o que reuniu o maior número de deslocações, 44,9% do total. As viagens por “lazer, recreio ou férias” aumentaram 4,2% concentrando 39,5% do total.

A redução do número de deslocações turísticas resultou exclusivamente da menor opção por destinos domésticos com menos 1,9%, já que as viagens turísticas dos residentes para o estrangeiro registaram um ligeiro aumento de 0,9%.

O “alojamento particular gratuito” concentrou o maior número de dormidas com 61,4%, seguido dos “hotéis e similares” com 30,1% das dormidas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.