Portimão é uma das cidades portugueses que já dispõe do novo serviço “Via Verde – Estacionamento de Superfície” que simplifica a experiência do utilizador de estacionamento de rua, com a vantagem de não serem necessários trocos, parquímetros ou pré-pagamento.
O novo serviço que já está disponível na app Via Verde, ou na app específica Via Verde Estacionar, permite aos utilizadores dos parques de estacionamento, fazer o pagamento de forma mais simples, mais rápida e mais segura.
A partir de segunda-feira, 28 de Novembro, o serviço já vai estar disponível em seis cidades portuguesas: Portimão, Porto, Gaia, Amadora, Vila Real e Figueira da Foz.
“Este é mais um passo na expansão da oferta de mobilidade Via Verde, uma solução para todo o País, que tem a conveniência de vir a servir todas as cidades portuguesas.” concretiza Vasco de Mello, o presidente da Brisa.
A app Via Verde é a peça fundamental neste processo. É esta que dá acesso ao registo como cliente, à criação de uma conta Via Verde Mobilidade, e à utilização do serviço Via Verde Estacionar.
Este novo serviço é fiel aos atributos de facilidade, conveniência e segurança que distinguem a Via Verde e são reconhecidos por todos os seus clientes.
A operação é simples. Para fazer o pagamento do estacionamento, o cliente terá de selecionar a opção “Novo estacionamento”, e após esta opção tem de efetuar 4 passos:
1) escolher um veículo;
2) escolher uma cidade;
3) escolher uma localização;
4) escolher a duração e a quantia.
Em todos os passos, é disponibilizada uma check-box para que o cliente possa fazer a sua escolha, sendo de referir que cada zona de estacionamento tem períodos de tempo e tarifas específicas. Após fazer estas seleções, o utilizador pode premir o botão “Iniciar estacionamento”. Com o início, é disponibilizado um ecrã com informação sobre o tempo que falta para acabar, a hora a que foi iniciado, a hora em que termina, o custo, o veículo, a cidade e a zona, assim como um botão para prolongar e/ou para terminar o estacionamento.
Estacionar na rua é agora mais simples e mais cómodo, não precisa de ter a Via Verde no carro e muito menos de moedas, trocos, ou parquímetros, pagando unicamente o tempo que utilizar. Pode também associar veículos, mesmo que não sejam clientes Via Verde, assim como efetuar vários estacionamentos simultâneos.
Esta solução também liberta o utilizador da preocupação de fazer pré-carregamentos, porque está assente no modelo de pós-pagamento atual da Via Verde, desenvolvido em parceria com a SIBS. A SIBS é um parceiro fundador da Via Verde, cujo avanço tecnológico tem acompanhado evolução da oferta da Via Verde.
Os clientes poderão utilizar a app ou fazer o download através da App Store ou do Google Play. Mais informações, no site da Via Verde.