A RTA em parceria com a Almargem e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, organizaram a “Via Algarviana Júnior”, dirigida à crianças das escolas do ensino básico da região, para lhes dar a conhecer com maior proximidade, alguns dos encantos que o Algarve reserva a quem visita aquela via.
Serão mais de 230 crianças, aquelas que vão rumar à natureza onde vão observar de perto, animais e plantas em estado selvagem. A «Via Algarviana Júnior» tem início no próximo dia 28, levando os mais jovens numa aventura por alguns troços deste grande percurso pedestre entre Alcoutim e Vila do Bispo.
A Região de Turismo do Algarve (RTA) teve a idéia, a que se juntou à associação Almargem e a iniciativa foi desenhada para os alunos do terceiro e do quarto ano de escolaridade.
O desafio é desenvolver uma Via Algarviana em ponto mais pequeno, à medida dos mais novos, com poucos quilómetros de distância para percorrer (entre três e cinco) e muito património para descobrir.
De 28 de outubro a 04 de novembro estão previstas onze saídas de campo, divididas por onze concelhos: Tavira e Aljezur (dia 28), São Brás de Alportel e Lagos (dia 29), Loulé e Vila do Bispo (dia 30), Silves e Alcoutim (dia 31), Monchique e Castro Marim (dia 01) e Portimão (dia 04).
Cada turma fará apenas uma caminhada que permitirá ver as espécies endémicas, perceber a importância da preservação e da conservação da natureza e entrar em jogos didáticos no local. Tudo na companhia de um professor, de um técnico da RTA e de um guia da Almargem que interpretará a paisagem envolvente.
«O objetivo da ação de sensibilização é simples: despertar o interesse das crianças entre os 9 e os 11 anos pelo património natural e cultural e aumentar os seus conhecimentos sobre a região de forma divertida», diz o presidente da RTA, Desidério Silva.
Mas a iniciativa não acaba no terreno. Depois dos passeios, os alunos irão realizar trabalhos manuais na sala de aula com base no que viram e registaram durante a sua passagem pela «Via Algarviana Júnior». O que poderá ser aliciante para os pequenos participantes é o facto de os seus trabalhos poderem vir a ser expostos nas respetivas escolas perante os colegas.
Segundo Desidério Silva, «a possível realização destas exposições terá um impacto positivo junto da comunidade escolar por se alargar o produto turismo de natureza a todos os alunos», afirma.
A «Via Algarviana Júnior» é organizada pela RTA, em parceria com a Almargem e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Direção de Serviços da Região do Algarve), no âmbito da candidatura Via Algarviana II, cofinanciada pelo QREN, via programa operacional PO Algarve 21.