Valores de Abril em debate em Conferência do centenário!

39

O Ciclo de Conferências do Centenário de São Brás de Alportel prossegue com mais um encontro, dia 31 de janeiro, desta feita dedicado à “Democracia e Cidadania: aspetos de inovação e continuidade dos valores de Abril”.

O Salão Nobre da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, recebe esta conferência pelas 16h00, que conta com a intervenção do Diretor Executivo da Plataforma Cívica – Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), João Paulo Macedo Batalho, o Deputado e Docente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Pedro Delgado Alves e ainda o Contra Almirante Martins Guerreiro, representante da Associação 25 de Abril.

A Revolução dos Cravos foi um marco histórico que abriu novos horizontes de liberdade, esperança, direitos de participação e direitos sociais, mas também a missão de “recuperar trilhos e caminhos para uma cultura de paz, de sustentabilidade e de participação cívica no nosso tempo.”

Passados 40 anos, o Ciclo de Conferências do Centenário desafia a comunidade em geral a falar de democracia e cidadania, a participar num “debate atualista, informal e integrador sobre o nosso papel de cidadãos numa sociedade desiludida com a democracia.”

Este fórum de ideias moderado por Andreia Ventura e Diogo Duarte pretende apelar à reflexão e discussão sobre “Temos nós os políticos que merecemos? Um olhar sobre a atual apatia política dos cidadãos, em especial dos jovens; Porque aderem os jovens ocidentais aos movimentos extremistas? Que vazio de valores políticos e cívicos afrontam as Democracias dos nossos tempos; Transparência e integridade na política; Formação vs Educação; Democracia, Cidania e Governancia multível – um caminho possível.” entre outras questões da atualidade.

Esta iniciativa é uma organização da Comissão para as Comemorações do Centenário do Município de São Brás de Alportel, Associação 25 de Abril, e dos jovens são-brasenses Andreia Ventura, Diogo Duarte.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.