Teatro Lethes na Rota Europeia de Teatros Históricos - Algarlife Teatro Lethes na Rota Europeia de Teatros Históricos - Algarlife

Teatro Lethes na Rota Europeia de Teatros Históricos

O Teatro Lethes em Faro, foi distinguido com a sua integração numa rede ibérica associada à Rota Europeia de Teatros Históricos, criada na passada quinta-feira, em reunião preliminar, realizada em Almagro, Espanha.

Distinguido pela sua beleza arquitetónica, relevância histórica e o estado de preservação da sala de espetáculos, o Teatro Lethes em Faro é o único representante do Algarve, que fará companhia ao Theatro Circo/Braga, ao Teatro Nacional de São Carlos/Lisboa e ao Teatro Garcia Resende/Évora, os quatro representantes portugueses numa rede ibérica da qual fazem ainda parte oito representantes espanhóis: Teatro Corral Comedias/Almagro, Teatro Español/Madrid, Teatro Rojas/Toledo, Teatro Arriaga/Bilbao, Teatro Principal/Burgos, Teatro Falla/Cádiz, Teatro Principal/Menorca e Teatro Real Coliseo Carlos III/Madrid.

Para a Câmara Municipal de Faro, que trabalhou esta candidatura em parceira com a ACTA a Companhia de Teatro do Algarve, esta é uma importante distinção para o Teatro Lethes, para o Concelho e para a cultura da Região – lê-se no comunicado da autarquia – nela se expressa também o enorme salto de qualidade na programação e na dinâmica deste equipamento público, proporcionado em três anos e meio de atividade da ACTA enquanto companhia residente.

A integração na rede de teatros históricos é uma excelente notícia para o Lethes, justamente no ano em que completa 170 anos de vida. Para o Presidente da Câmara, Rogério Bacalhau, “o Lethes assume um lugar de elite por direito próprio e reforça a cidade no seu argumentário enquanto cidade de cultura, com um rico património arquitetónico, cultural e turístico. Estamos, pois, todos de parabéns!”




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »