Spindrift 2 bate record mundial na Rota das Descobertas! - Algarlife Spindrift 2 bate record mundial na Rota das Descobertas! - Algarlife

Spindrift 2 bate record mundial na Rota das Descobertas!

Skipper Suiça Dona Bertarelli (lider)

Skipper Suiça Dona Bertarelli (lider)

O Trimaran Spindrift 2, Capitaneado pela Skipper Suiça Dona Bertarelli e Yann Guichard como CEO, bateu esta madrugada, o record mundial da Rota das Descobertas pelas Canárias, com partida de Cádiz e chegada a S. Salvador nas Bahamas, após 3.885 milhas, percorridos em 6 dias, 14 horas, 29 minutos e 32 segundos de navegação transatlântica, superando o anterior record que pertencia desde 2007 ao “Groupama 3” um trimaran maxi, capitaneado por Franck Cammas, que foi batido em 20 horas, 29 minutos e 32 segundos.

O Spindrift 2 que desde 7 de Outubro se encontrava em Portimão, a aguardar condições ideais de tempo para iniciar a aventura, manteve a tripulação em atividade,  aproveitando as condições de mar e vento no Barlavento Algarvio, para treinar enquanto não chegava a boa notícia, que aconteceu  na passada quarta feira, dia em que partiram de Cádiz, quando eram 15 horas, 19 minutos e 34 segundos GMT.

Segundo Dona Bertarelli, a travessia não foi tão má como se esperava, à excepção da última noite, que foi muito difícil e cansativa, por terem enfrentado numerosas tempestades, com fortes ventos de nordeste, obrigados a navegar com o maior cuidado e perícia durante toda a noite, muitas vezes sem poder utilizar os instrumentos de navegação, batidos por ondas com 5 a 6 metros, cruzadas com ondas mais curtas, impedindo que avançassem mais rapidamente.

Referindo-se à chegada, Dona Bertarelli adiantou que “Foi um momento raro e um pouco estranho, porque, como San Salvador é uma pequena Ilha cercada por praias, tivemos que nos aproximar até muito perto da costa, para descobrir o barco com o representante do Record Speed ​​World Sailing a bordo. Foi stressante devido à proximidade dos bancos de areia, mas depois, foi a explosão de alegria a bordo … foi um momento muito bonito”.

Interrogada pelos jornalistas, sobre o segredo para a conquista, a resposta foi simples: “A receita é simples, uma boa tripulação, boas condições de tempo e mar, uma grande rota, fixação na linha de rumo, um bom barco muito bem equipado e não deixar que seja ele a dominar. Foi ótimo, é a motivação para querer ir mais longe com este barco e com esta tripulação.”

Foto: Christophe Espagnon / Spindrift Racing

Foto: Christophe Espagnon / Spindrift Racing

Registo em Números :

[box type=”info” align=”aligncenter” width=”610″ ]-

– Record da Travessia: 6 dias, 14 horas, 29 minutos e 21 segundos (batido em 20 horas, 29 minutos e 32 segundos).
– 24,5 nós de velocidade média ao longo do percurso de 3.885 milhas.
– Distância total percorrida: 4.503 milhas náuticas a uma velocidade média de 28,4 nós.
– Maior número de milhas percorridas em 24 horas: 714,4 milhas a 01/11/2013 às 1845 GMT.
– Melhor velocidade média em 24 horas: 29,7 nós.
– Maior velocidade registada: 46,08 nós.
– Spindrift 2: cruzamento da linha de partida em Cadiz (Espanha) na quarta feira 30 de outubro às 16 horas , 19 minutos e 34 segundos (horário local).
– Spindrift 2: cruzamento da linha de chegada em San Salvador (Bahamas), na quarta-feira 6 de novembro às 6 horas, 48 minutos e 55 segundos (horário local).

Tripulação do Spindrift 2 na Rota das Descobertas:

Dona Bertarelli
Yann Guichard
Xavier Revil
Jean Baptiste Le Vaillant
Antoine Carraz
Thierry Douillard
Christophe Espagnon
Sébastien Marsset
Nicolas Texier
Erwan Tabarly
François Morvan
Thomas Rouxel
Simone Gaeta
Erwan Israel[/box]




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »