A Seleção Nacional de Surf estagia na Ericeira, liderada por David Raimundo, onde prepara o Mundial e os Jogos Olímpicos. O grupo de atletas contituído por Teresa Bonvalot, Yolanda Hopkins, Carolina Mendes, Vasco Ribeiro, Miguel Blanco, Frederico Morais, trabalha esta quinta e sexta feira em conjunto, com o objetivo de preparar estratégias para o Mundial de El Salvador (ISA World Surfing Games), no final do ano.
Segundo a Federação, a prova de El Salvador, suspensa e à espera de nova data devido à pandemia de COVID-19, apurará mais surfistas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Potencialmente, duas surfistas femininas e mais um masculino.
Recorde-se que Frederico Morais já conseguiu, o ano passado, no Mundial do Japão, uma vaga nacional para a competição masculina.
David Raimundo explica a importância deste estágio para o grupo:
“Este estágio é o primeiro passo depois de todas as limitações que tivemos por causa da pandemia e o primeiro passo do trabalho rumo à preparação olímpica. Ainda não temos datas concretas para o Mundial de El Salvador, que estava previsto para o final do ano, mas vamos analisar o estado de forma dos atletas, como está o seu surf e começar a delinear estratégias.”
O Selecionador Nacional justificou também a escolha da Ericeira para este estágio:
“Vamos para a Ericeira porque tem ondas semelhantes àquela que vamos encontrar em El Salvador, nomeadamente Ribeira d’Ilhas, um ‘point break’ de direita muito parecido com a onda do campeonato.”