São Brás de Alportel recebeu o espólio artístico da Família Passos! - Algarlife São Brás de Alportel recebeu o espólio artístico da Família Passos! - Algarlife

São Brás de Alportel recebeu o espólio artístico da Família Passos!

São Brás de Alportel é atualmente o detentor de todo o espólio artístico da Família Passos, depois da formalização da cedência, em cerimónia que decorreu no passado dia 1 de Agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Segundo o Municipio refere em comunicado na sua página web, a assinatura do protocolo de cedência, “foi um momento marcado pela homenagem ao contributo, dadopela Família Passos na história cultural do concelho, o que representa um gesto de grande valor simbólico para todos os são-brasenses”.

(…) Reconhecida pelo seu talento, a Família Passos é detentora de uma enorme e preciosa coleção de peças e obras de arte da autoria de Bernardo Rodrigues de Passos e seus filhos, Bernardo de Passos, poeta, Rosalina de Passos, escultora, Virgínia de Passos, pintora, e Boaventura de Passos, escritor.

A Câmara Municipal atribui a esta herança histórico-cultural extraordinário relevo e mérito, bem como ao nome da família Passos, pelo que os seus descendentes decidiram entregar à autarquia o espólio resultante da produção artística e testemunho da vida dos seus antepassados para benefício do município e de todos os são-brasenses.

A conservação e valorização deste espólio pela autarquia são-brasense visa perpetuar para o futuro fragmentos de um passado marcado pela capacidade de criar e reinventar através da arte, nas suas mais diversas vertentes. Estes valores, enraizados na família Passos são apenas alguns dos exemplos, de grandes nomes da esfera pública são-brasense, que devem ser dados a conhecer às novas gerações.

A esta cerimónia seguiu-se a apreciação da instalação de fotografia “À Procura de um Outro Corpo”, simbolicamente inaugurada junto às traseiras da antiga Farmácia Passos, localizada na Rua Teófilo Braga.

Esta exposição com meio século de existência resultou de um encontro entre a fotógrafa Luísa Ferreira e os escultores Rosalina Passos e Joaquim Passos. Esta mostra de trabalhos encontra-se ainda exposta por diversos locais do centro histórico e Museu do Trajo de São Brás de Alportel.

Estes eventos integram o Programa Comemorativo do Centenário do Município que se prolonga até dia 1 de junho de 2015.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »