O executivo municipal de São Brásde Alportel, reuniu com os técnicos do serviço municipal de proteção civil, com a Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de São Brás deAlportel e Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, para preparar o Plano de Operações para o Verão, um período de alerta e prevenção de incêndios florestais no concelho.
Com dois terços do seu território em plena Serra do Caldeirão, São Brás de Alportel detém uma localização privilegiada, com uma valiosa riqueza natural, que é ao mesmo tempo motivo para uma preocupação constante com a ameaça dos fogos florestais. Sendo um dos concelhos do Algarve com maior risco de incêndio, São Brás de Alportel tem vindo a desenvolver esforços para defender o território e as populações e é com este objetivo que foi traçado para este ano um plano de operações, resultante do trabalho, em parceria com diversas entidades.
A época crítica começa no dia 1 de julho e prolonga-se até 30 de setembro, período que representa maior perigo para a ocorrência de fogos florestais, um flagelo que no passado verão de 2012 dizimou metade do território do município. O diagnóstico e a avaliação dos meios de prevenção e de combate existentes constitui o primeiro passo para definir um programa de ação adequado à realidade do município, tarefas que têm vindo a ser desenvolvidas ao longo deste semestre, num trabalho coordenado pelo Gabinete Municipal de Proteção Civil e Defesa da Floresta, em estreita proximidade com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, a GNR e a Associação de Produtores Florestais, uma parceria fundamental nesta missão.
Num esforço conjunto, que dá continuidade ao trabalho que em parceria a Comissão Municipal de Defesa da Floresta tem vindo de há muito a trilhar, pretende-se que este Plano de Ação permita rentabilizar recursos e agilizar procedimentos, na prevenção e no combate aos incêndios florestais.
A autarquia está a estabelecer contactos para alargar esta parceria a outras entidades, nomeadamente, ao nível da intervenção social e comunitária, e prepara-se para acolher com todo o empenho o processo de atualização de cadastro que deverá arrancar no território do município de São Brás de Alportel ainda antes do final do ano.