Algarlife

São Brás assinou protocolos com associações locais

São Brás assinou protocolos com associações locais

São Brás assinou protocolos com associações locais

São Brás de Alportel assinou na quarta feira, diversos protocolos para o estabelecimento de contratos programa, com as associações locais, no âmbito do Plano Municipal de Apoio ao Associativismo.

As Dezasseis associações de índole cultural, desportivo, recreativo e de apoio ao desenvolvimento económico estabeleceram acordos com o Município de São Brás de Alportel, para prosseguimento das suas atividades regulares, fundamentais para o desenvolvimento do concelho e bem estar da comunidade.

Durante os últimos anos a Câmara Municipal de São Brás de Alportel criou condições para reforçar o Plano de Apoio ao Associativismo, num processo sempre concretizado mediante uma análise ponderada do programa de atividades apresentado por cada entidade. Nesta edição, e face aos valores de 2016, o plano apresenta um aumento de cerca de 6% ao nível dos apoios completados em protocolos.

O apoio às associações, e mais do que isso, o trabalho em parceria e proximidade, é assumido como prioridade para o Município de São Brás de Alportel, que no contexto da região, e atendendo à sua dimensão e orçamento, é um dos municípios que mais apoia o associativismo local.

O Município de São Brás de Alportel garante às coletividades não só apoio financeiro mas também uma enorme componente logística, dando suporte à realização das atividades. Outro importante apoio passa cedência de espaços da autarquia para sedes ou realização de iniciativas bem como a disponibilidade de transporte para as deslocações, garantida pelo município e a partir deste mês de fevereiro, totalmente de forma gratuita, o representa um importante contributo para ajudar a reduzir as despesas das associações.

Enquanto “parceiras primordiais no desenvolvimento do concelho”, Vítor Guerreiro reconhece que as associações locais assumem um papel fundamental na dinâmica cultural, desportiva e lúdica do município. “Fazemos todo o esforço, que nos é possível, para apoiar quer financeiramente quer a nível logístico todas as atividades das associações”, assegura o edil são-brasense.

Enquanto embaixadores do concelho, dando a conhecer São Brás de Alportel além-fronteiras, as associações locais desempenham um papel fundamental na dinamização cultural e desportiva do município, contribuindo para construir uma comunidade mais participativa, mais inclusiva e dotada de maior espírito de cidadania e união.

Para além das associações que estabelecem estes contratos programa, muitas associações locais recebem apoio do Município, mediante apoios relativos às suas atividades e iniciativas, promovendo o desenvolvimento e a continuidade da sua atividade. A nível global, o município concede ao associativismo um valor global de apoios que supera os 450 mil euros, o que representa mais de 13% do valor concedido pelo Orçamento de Estado.

Exit mobile version