A Câmara Municipal de São Brás de Alportel aprovou em reunião de Câmara, um pedido de apoio por parte do munícipe Carlos Santos, para a aquisição de um novo cão guia e respetivo estágio de preparação.
Carlos Santos é um cidadão invisual de 41 anos, vítima de um acidente de trabalho, desprovido dos recursos económicos necessários para adquirir um novo cão guia, que dê respostas às suas necessidades, dado que o seu cão guia já se encontra com muita idade e algumas limitações.
Sendo um elemento vital para o dia-a-dia deste cidadão, a aquisição do cão-guia foi possível através da Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual, Escola de Cães-guia para Cegos de Mortágua, que disponibilizou um cão previamente preparado para dar o devido apoio a Carlos Santos, concedendo ainda a oportunidade de acolher o munícipe para desenvolver um estágio de adaptação ao novo cão guia.
Com um investimento de 526 euros a Câmara Municipal de São Brás de Alportel vem contribuir para reforçar a autonomia e a inclusão do munícipe Carlos Santos na comunidade são-brasense, oferecendo uma ajuda imprescindível para melhorar a sua mobilidade no quotidiano.
Este apoio insere-se no projeto “São Brás Acessível para Todos”, que pretende através de um conjunto de intervenções nas mais diversas áreas, eliminar as barreiras arquitetónicas e promover soluções de acessibilidade para todos, no sentido de construir um concelho mais inclusivo.