Sala do mosaico romano do "Deus Oceano" reaberta em Faro - Algarlife Sala do mosaico romano do "Deus Oceano" reaberta em Faro - Algarlife

Sala do mosaico romano do “Deus Oceano” reaberta em Faro

Reabriu no passado Sábado dia 12 de Abril na presença de inúmeros convidados, a sala do mosaico romano do “Deus Oceano”, concluidas as obras de remodelação que ali se realizavam desde Agosto do ano passado.

Esta peça extraordinária que expressa bem o poder económico e comercial da cidade de Ossónoba nos séculos II e III surge agora numa sala renovada, não só no seu aspeto visual, mas também nos seus conteúdos informativos, no conjunto de peças arqueológicas antes guardadas e também na acessibilidade ao público. Recorde-se que, neste mosaico de generosas dimensões, o “Deus Oceano” é representado em tom majestoso e com motivos marinhos.

A restante decoração, preenchida por temas geométricos e vegetalistas, bem como a legenda dos patrocinadores que financiaram esta obra, oferece múltiplas leituras e uma aproximação ao que era a Ossónoba naquele passado longínquo.

A reabertura foi marcada pela atuação do guitarrista João Cuña, pela apresentação da peça teatral “Por uma questão de vírgulas”, protagonizada pelo Grupo DoisUniversidade do Algarve e pela visita guiada à exposição pelo comissário científico João Pedro Bernardes, docente na Universidade do Algarve, finalizando-se o programa cultural com um porto de honra apoiado pela Direção Regional da Cultura do Algarve.

Em representação dos mecenas que tiveram um papel decisivo na concretização deste projeto assinala-se a presença do presidente do conselho de administração da Fundação Millennium BCP, Fernando Nogueira, do diretor comercial de Faro da Delta Cafés, Teófilo Dinis, do diretor comercial da Metalofarense, Manuel Salvador e do presidente do conselho de administração da Arga Tintas, André Vieira de Castro. Acrescenta-se que a reestruturação da sala contou também com o apoio do Consulado de Angola em Faro.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »