Rota Vicentina um segredo, que não se consegue guardar! - Algarlife Rota Vicentina um segredo, que não se consegue guardar! - Algarlife

Rota Vicentina um segredo, que não se consegue guardar!

“A beleza da paisagem, o património natural, histórico e cultural, os recursos turísticos e a natureza pública dos caminhos, foram os principais critérios seguidos no processo de escolha do traçado, composto por caminhos existentes e formado pelo Caminho Histórico e pelo Trilho dos Pescadores, dois itinerários que se complementam revelando a verdadeira essência do Sw de Portugal” in Rota Vicentina.

Num percurso pedestre completamente sinalizado e sub-dividido em etapas que variam entre os 15 e os 25 Kms, a Rota Vicentina, vai de Santiago de Cacém ao Cabo de São Vicente, o ponto mais a SW da Europa, numa extensão total de 350 Kms, que podem ser percorridos nos dois sentidos, pelo Caminho Histórico ou pelo Trilho dos Pescadores, a pé ou em parte, de bicicleta.

Nas várias etapas percorridas por paisagens preservadas e impressionantes, não só pela sua grandiosidade, mas sobretudo pela beleza, o caminhante segue entre as localidades da Rota, onde encontra etapa a etapa, alojamento, alimentação e serviços.

O “Caminho Histórico”, que pode ser percorrido a pé ou de bicicleta, é o percurso mais extenso numa distância de 230 kms, tem início em Santiago do Cacém e vai até ao Cabo de São Vicente, um itinerário rural, constituido por 12 etapas que seguem por caminhos florestais, vilas e aldeias com história secular.

O “Trilho dos Pescadores”, que percorre 111 kms exclusivamente pedestres, entre Porto Covo e Odeceixe, está organizado em quatro etapas e cinco percursos complementares e é sempre feito junto ao mar, por caminhos de acesso a praias e pesqueiros, sendo desde logo o de maior exigência física.

Para fazer qualquer dos percursos e desfrutar das maravilhas que ambos nos apresentam, em jornadas que marcarão no melhor sentido, a história de cada um, recomenda-se uma total disponibilidade para apreciar e desfrutar, utilizando vestuário e calçado confortável, equipamento fotográfico, máquina ou smartphone, para recordar e divulgar, porque estamos perante um segredo, que não se consegue guardar.

C.S.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »