A primeira fase do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) do Centro Histórico de São Brás de Alportel, já se iniciou com a requalificação do Largo de São Sebastião.
Esta intervenção estruturante para o desenvolvimento de São Brás de Alportel e para a qualidade de vida dos são-brasenses, cria maior dinâmica económica, turística e cultural, no coração da vila que ganhará uma nova vida.
A valorização do património e o fortalecimento da identidade cultural, constituem a preocupação central de todo este plano, daí que a elaboração do projeto de Requalificação do Largo de São Sebastião tenha tido por base um profundo estudo. As obras estão a ser alvo de um cuidado acompanhamento arqueológico.
O município aproveita a oportunidade da intervenção para alargar o conhecimento relativo à História deste local central, na memória da comunidade, onde já esteve localizada a primitiva Capela de São Sebastião, edificada no século XVII, tendo existindo até ao final do século XIX e onde até ao ano de 1940 existia um quarteirão de habitações posteriormente demolidas para a criação do Largo de São Sebastião.
Este Largo recebeu, em 1957, o monumento em homenagem ao poeta Bernardo de Passos, numa iniciativa popular que merece o maior respeito e todo o esforço na sua valorização.
Centrado na relevância cultural deste espaço, a execução deste projeto permitirá devolvê-lo à comunidade e à vivência das pessoas, com mais segurança rodoviária, com melhor mobilidade e acessível a todos, com espaços verdes, iluminação e zonas de convívio.
A ocorrer num período menos prejudicial à atividade turística e comercial, prevê-se que a obra esteja concluída ao final do mês de maio do próximo ano, seguindo-se posteriormente a execução da 2.ª fase do projeto, que integrará o 1.º quarteirão da Avenida da Liberdade.
A reabilitação do antigo “Quarteirão 4 Olhos”, que se apresenta muito degradado, é outro projeto complementar integrado no mesmo Plano de Ação de Regeneração Urbana. A requalificação da retrosaria tradicional e a criação de um centro de incubação de empresas e empreendedorismo são algumas das ações deste projeto que virá renovar o centro urbano são-brasense.