Rede de Cooperação para o Desenvolvimento reuniu em Faro! - Algarlife Rede de Cooperação para o Desenvolvimento reuniu em Faro! - Algarlife

Rede de Cooperação para o Desenvolvimento reuniu em Faro!

A Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, dedicada à organização da cooperação e apoio ao desenvolvimento, particularmente nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP’s), esteve reunida em Faro entre 22 e 24 de setembro, tendo contado com a presença de 12 cidades portuguesas, representadas por membros dos respetivos Executivos e corpo técnico.

Faro assegurou o acolhimento da Rede, na preparação do Plano Estratégico para a Cooperação. A iniciativa visa criar sinergias e encontrar mecanismos mais eficientes, no conjunto das iniciativas anualmente desencadeadas pelos municípios portugueses, no apoio às comunidades geminadas.

Estiveram presentes em Faro, os municípios de Odivelas, Maia, Seixal, Oeiras, Cascais, Alfandega da Fé, Miranda do Corvo, Setúbal, Palmela, Amadora, Loures e Grândola. Juntos, em tempos de racionalização de recursos, estes municípios, conseguem pôr em prática uma política ativa nas áreas da cooperação para o desenvolvimento.

A Rede conta com o envolvimento do Instituto Marquês de Valle Flor, como parceiro técnico, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, com larga experiência no trabalho em cooperação, o que permite, por via do seu estatuto, o acesso a financiamentos que de outra forma nunca chegariam às comunidades geminadas.

Do trabalho desenvolvido nos três dias, Faro espera poder continuar a dar o seu contributo solidário junto dessas comunidades, a exemplo do que já fez anteriormente através do acolhimento de políticos e técnicos de São Tomé e Príncipe e de Moçambique, que entre nós estiveram em visitas técnicas e formativas.

Recorda-se que Faro é um Município pioneiro na constituição da Rede, exercendo atualmente a Presidência do Conselho Fiscal da mesma. A Direção da Rede é presidida por Odivelas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »