Propostas para Orçamento Participativo Jovem de Lagoa - Algarlife Propostas para Orçamento Participativo Jovem de Lagoa - Algarlife
Propostas para Orçamento Participativo Jovem de Lagoa

Propostas para Orçamento Participativo Jovem de Lagoa

O 1º Orçamento Participativo Jovem (OPJ)de Lagoa, que conta com uma verba global de 60.000 euros, tem candidaturas abertas até 31 de Outubro. Serão aprovadas três propostas que não ultrapassem os 20.000 euros.

O Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Lagoa é um processo de envolvimento da população jovem, residente no concelho de Lagoa, que promove a democracia participativa, um dos princípios fundamentais da Constituição da República Portuguesa. Uma medida que pretende ser um incentivo aos jovens, através do seu envolvimento e participação cívicos, na procura de soluções para os seus problemas e na concretização de projetos que lhes digam diretamente respeito, valorizando a transparência na tomada de decisão, potenciando a qualidade da democracia, tendo em conta os recursos disponíveis.

“O Orçamento Participativo Jovem é uma aposta no nosso Município. É um convite à promoção do desenvolvimento social e da cidadania dos nossos jovens, bem como ao aprofundamento do diálogo entre eleitos municipais e esta faixa etária. Este convite para que apresentem o seu projeto, é uma oportunidade para que os mais jovens possam desde cedo, deixar uma marca no concelho de Lagoa”, destaca o Presidente da Câmara Municipal, Luis Encarnação.

O OPJ permite que todos os jovens residentes, estudantes ou trabalhadores, entre os 12 e os 25 anos de idade possam apresentar uma ideia de melhoria, de investimento, uma proposta de atividades ou um projeto, através da plataforma online em www.mypolis.eu.

O OPJ será realizado tendo em conta as seguintes fases:

– Comunicação E submissão de propostas – 21 de setembro a 31 de outubro 2020;
– Análise técnica – outubro 2020;
– Apresentação pública e votação – novembro a dezembro 2020;
– Anúncio dos vencedores: janeiro a fevereiro de 2021;

Implementação das propostas vencedoras – a partir de fevereiro de 2021 e por um período não superior a 12 meses.

De referir ainda que, no âmbito participação ativa dos seus cidadãos/cidadãs nas escolhas do Município, a Câmara Municipal de Lagoa, em parceria com a Associação Discurso Paralelo, está também a implementar o projeto “MyPolis – Cidadania 4.0 em Lagoa”, resultante da aprovação da candidatura à iniciativa Portugal Inovação Social, uma iniciativa pública que visa promover a inovação social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.