O Institut National du Patrimoine, condecorou com as insígnias de “Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres” o professor e investigador Manuel Célio Conceição, da Universidade do Algarve, no passado dia 17 de Outubro em Paris.
A condecoração, atribuída pela Ministra da Cultura e da Comunicação do Governo Francês, por despacho de 28 de maio de 2013, é uma das principais distinções honoríficas em França.
No discurso proferido na cerimónia, Xavier North, Délégué Général à la Langue Française et aux langues de France, por delegação de competência da Ministra da Cultura e Comunicação de França, realçou, entre outros, para além da atividade relacionada com a língua e a cultura francesa, o trabalho do professor Célio Conceição, no ensino e investigação nos domínios da terminologia, do multilinguismo e das políticas linguísticas, na senda da promoção da diversidade linguística e cultural.
Na mesma cerimónia foi entregue igual condecoração a Maria Teresa Zanola, professora da Università Cattolica del Sacro Cuore de Milão.
Sobre Manuel Célio Conceição:
[box type=”info” align=”aligncenter” width=”610″ ]Doutorado em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa (2001), entrou como assistente estagiário para a Universidade do Algarve em 1992.
Foi várias vezes eleito representante dos docentes não doutorados no Conselho Pedagógico e no Conselho Diretivo da Unidade de Ciências Exatas e Humanas e representante da UCEH no Senado.
Foi vice-presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (2000-2003) e presidente do Conselho Pedagógico da mesma Faculdade (2003-2004, de 2005-2006 a novembro de 2009.
Exerceu várias funções de direção e subdireção de curso, assim como de coordenação de disciplinas.
É atualmente professor associado do grupo de Linguísticas e Literaturas, diretor do 3º ciclo em Ciências da Linguagem e membro eleito do Conselho Científico (desde 2010).
É membro, entre outros, da direção do European Council for Languages/Conseil Européen pour les Langues, da Comissão Científica da Rede Panlatina de Terminologia – REALITER.
Os seus interesses científicos centram-se nas seguintes áreas: políticas linguísticas, diversidade linguística, multilinguismo, terminologia e comunicação profissional, ensino/aprendizagem de línguas.
Tem atividade científica internacional nas áreas referidas, publicada em artigos e em atas de comunicações apresentadas em congressos e reuniões científicas e que decorre da participação e/ou da coordenação de tarefas/projetos nacionais e europeus e de redes temáticas europeias.
Foi nomeado pró-reitor no início de 2010 com funções de coordenação de assuntos académicos e de regulamentação do estatuto da carreira de docentes do ensino politécnico e do estatuto da carreira docente universitária, coexistentes na UAlg.
Desde fevereiro de 2011, é também pró-reitor para as relações com os ensinos básico e secundário.[/box]