Princípios ativos naturais no Chá de Frambuesa!

6

A Frambuesa é normalmente associada ao verão. Pertence à classe das Berry´s (frutos vermelhos) é um dos frutos mais populares, pela variedade de benefícios para a saúde. É apreciada pelo sabor distinto e caraterístico, é doce e suculenta,  pode ser comida em cru, cozida ou em pastelaria.

O que já não é tão conhecido são as folhas, as raízes e a casca do arbusto, que também são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, particularmente úteis e importantes para a saúde, sobretudo da mulher.

Há também uma série de outros aspectos que justificam a toma do chá de framboesa com regularidade e que tem a ver com fatores preventivos em termos de saúde, como o são as doenças cardíacas, a saúde do cabelo e da pele, para além de outras.

Uma chávena de chá de frambuesa contém um impressionante número de princípios ativos naturais, essenciais ao orgamismo, alguns deles reguladores e outros eliminadores de excessos. Uma chávena de chá de folhas de Frambuesa, contem ferro, potássio, cálcio, vitaminas A, C e E, e pectina, um agente antibacteriano natural e adstringente, que ajuda a limpar o sistema imunitário, acalma e proporciona uma agradável sensação de bem estar.

CHÁ DE FRAMBUESA (durante a gravidez).

O Chá de Frambuesa, que tem sido durante séculos um remédio herbal comum, tomado por mulheres grávidas por recomendação das parteiras de então, continua a ser recomendado por ervanários e especialistas holísticos. Ao contrário do chá preto e do café que contêm cafeína e devem ser evitados, beber sumo de Frambuesa, ou uma chávena de chá de folhas de framboesa, proporciona uma sensação revigorante, sem os efeitos colaterais negativos. O chá de frambuesa ajuda na tonalidade dos tecidos, facilita contrações e evita hemorragia durante o parto.

CHÁ DE FRAMBUESA (Período Mestrual).

Também durante este período tão incómodo, que em alguns casos chega a ser doloroso,  a mulher pode encontrar no consumo regular de chá de frambuesa uma grande sensação de alívio. Tem sido demostrado que alivia dores, reduz o fluxo pesado e proporciona um período mais regular e menos complicado. Durante a menopausa, funciona da mesma forma, suavizando as cólicas uterinas, as alterações de humor e as ondas de calor que são tipicamente associados a esse estado. O Chá de folha de Frambuesa também ajuda no pós parto, estimula a produção de leite materno e ajuda na prevenção da depressão pós-parto e regula a pressão arterial que se apresenta mais elevada.

CHÁ DE FRAMBUESA (Diarreia e Náuseas).

O chá de frambuesa não é benéfico apenas para a mulher. Os benefícios calmantes deste chá também são úteis para quem se encontra sujeito a períodos de diarreia, com problemas digestivos, desinteria, ou náuseas. Este chá também ajuda a combater infecções básicas, graças às suas propriedades anti-bacterianas e porque contém uma elevada concentração de vitaminas e minerais, a toma com normalidade do chá de framboesa, é um bom tônico para saúde em geral e útil quando tomado habitualmente.

CHÁ DE FRAMBUESA (Antioxidante).

O Chá de Framboesa não é somente rico na variedade de vitaminas e minerais, também é detentor de importantes propriedades antioxidantes. Os antioxidantes são extremamente benéficos para ajudar a limpar o organismo de bactérias, doenças e infecções. Além disso, os antioxidantes também ajudam a proteger as células orgânicas, a simples toma de chá de frambuesa com regularidade é extremamente benéfico pelo aporte desses antioxidantes.

PREPARAÇÃO DO CHÁ DE FRAMBUESA.

O Chá de Frambuesa pode ser tomado, quente, morno ou gelado, misturado com outras ervas, com adoçantes, ou com uma pitada de leite, sempre de acordo com as preferências ou o gosto de cada um.

Preparação com saquetas doseadoras:

Existe no mercado, Chá de Folhas de Frambuesa manufaturado e embalado de muito boa qualidade, que é sujeito a rigorosas processos de higiene, que ao nível do seu processamento como na embalagems, como exige por exemplo, a legislação europeia. São as saquetes individuais que são apresentadas em caixinhas contendo 6-12-24 ou 36 bolsas que se encontram nas grandes áreas comerciais, nas ervanárias, ou na loja de bairro.

Preparar um chá de framboesa, é o mais simples de fazer, bastando introduzir uma dessas bolsas individuais, numa chávena de água quente e aguardar uns minutos, não muitos, dependendo igualmente do gosto de cada um, mais forte, mais tempo, mais suave, menos tempo de imersão da bolsa.

Preparação caseira:

Também pode preparar o Chá de Frambuesa, dito à moda antiga ou caseira, tratando de todo o processo desde a apanha das folhas de Frambuesa, a secagem e a embalagem.

Para a secagem deve evitar os espaços condicionados, humidos ou de ar bafiento, procure espaços airosos, ventilados naturalmente, sem expôr as folhas ao sol e se possível, virá-las pelo menos duas vezes antes de secarem completamente. Passe à embalagem quando atingirem uma maturidade de secagem perfeita.

Depois de ter a certeza que as folhas estão naturalmente secas, deve inserí-las em sacos de papel ou mesmo de plástico, mas nestes últimos, deve ter o cuidado de não os fechar isotermicamente.

O Chá:

Para fazer o Chá, é simples, tal como faz com qualquer outro chá, coloca uma cafeteira com água a no fogão com fogo médio e quando esta inicia a fervura, introduz uma porção de folhas na água, doseando igualmente uma maior ou menor porção de folhas, dependendo se deseja o chá mais forte ou mais suave.

Hábitos de toma do chá:

Se toma o chá de  frambuesa com regularidade, de forma normal sem qualquer afeção especial, pode tomar até seis chás por dia. Se está em período de gravidez, a recomendação é de apenas duas (2), no máximo, três (3) chávenas de chá por dia.

Esperamos ter sido úteis com esta informação que como compreenderá, consideramos ser básica, mas que pode ser importante, para alguns dos nossos visitantes, mas como recomendam os especialistas, se sofre de algo e não tem a certeza do que se trata, deve consultar sempre o seu médico de família.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.