O Congresso Português de Cardiologia 2016 (CPC2016) que terá lugar de 23 a 25 de abril, no Tivoli Marina Vilamoura, vai dar destaque à importância da educação para a saúde cardiovascular.
A comunicação de informação e a educação em saúde e doença são fundamentais na prevenção cardiovascular, uma estratégia defendida pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) que aposta nesta premissa com o objetivo de reduzir a elevada mortalidade na doença coronária, a maior causa de morte na Europa.
Com base nestes pressupostos foi lançado o projeto “De filhos para pais” pelo Grupo de Estudos de Fisiopatologia de Esforço (GEFERC) da SPC.
Este projeto consiste num workshop interativo, realizado por cardiologistas e fisiologistas de exercício, sobre doença cardiovascular e fatores de risco, destinado a crianças do ensino básico com apresentação de imagens e conceitos que incluem temas como o tabagismo, a alimentação saudável, a obesidade, o exercício e o sedentarismo.
Com a abordagem destes temas o GEFERC visa não só alertar para o risco e medidas de prevenção cardiovascular numa idade muito jovem como também conseguir, através dos filhos, passar a mensagem da prevenção aos pais.
A SPC espera com este projeto que os mais novos sirvam de inspiração e exemplo aos pais e ao mesmo tempo criem eles próprios hábitos de vida saudáveis.
As escolas podem solicitar à SPC a realização deste workshop em qualquer altura do ano. Os professores assistem e apoiam as sessões, complementando posteriormente a informação transmitida.
O congresso que vai juntar mais de 2000 especialistas, nacionais e internacionais na área da Cardiologia, vai ser o palco do lançamento, do “Manual de Reabilitação Cardíaca”, fruto da parceria entre as Sociedades Portuguesa e Brasileira de Cardiologia, que se centra, precisamente, na prevenção cardiovascular.