Algarlife

Posse dos novos Órgão Sociais da ACRAL!

ACRAL Tomada de Posse do novos orgãos sociais

ACRAL Tomada de Posse do novos orgãos sociais

Os novos Órgão Sociais da ACRAL, tomaram posse na terça feira (15)

Álvaro Viegas o recém-eleito presidente da ACRAL a Associação do Comércio e Serviço da Região do Algarve, apresentou na tomada de posse, alguns dos projetos que tem previstos para o mandato, com destaque para o “Sistema Coletivo de Segurança”, que pretende ver estendido às zonas policiadas pela PSP.

Para o novo presidente da ACRAL, este projeto lançado no ano 2000, permitiu ligar mais de 1 000 estabelecimentos comerciais diretamente à GNR, “reduzindo drasticamente o número de assaltos”, manifestando ainda a intenção de criar os Gabinetes de Segurança no Trabalho e de Segurança Alimentar e de, em parceria com o IEFP, recuperar o Polo de Formação para o Comércio e Serviços.

Referindo-se “à proliferação dos grandes formatos comerciais a partir da década de 90” e a consequente desertificação dos centros históricos das cidades, o presidente da ACRAL considerou “legítimo reivindicar um novo programa de apoio ao comércio local para a modernização dos estabelecimentos comerciais, complementado com a recuperação do edificado urbano degradado, afirmando que “não podemos ter lojas recuperadas com o restante edifício degradado”, sustentou.

No mesmo sentido, disse ser também “legítimo reivindicar a redução em 50% do valor pago nas portagens na Via do Infante”, a “eliminação do Pagamento Especial por Conta” e a criação de “mais bolsas de estacionamento junto das zonas comerciais”, assim como a isenção de pagamento durante a primeira hora nas zonas com parquímetro.

Na sequência do projeto Algarve Positivo, cujo objetivo é a certificação dos produtos regionais mediante um selo de origem, Álvaro Viegas prometeu avançar para a segunda fase, o Algarve Exportador, “de forma a permitir a exportação dos nossos produtos para os mercados de Espanha, França, Inglaterra e Alemanha”, salientou.

O presidente da ACRAL quer melhorar “a comunicação entre a Associação e os associados”, por isso analisa a possibilidade de lançar um jornal on-line, aproveitando o título mais antigo da região, o jornal “O Algarve” e recuperando a revista quadrimestral “Comércio em Movimento”.

Álvaro Viegas assumiu querer “recentrar a atuação da Associação no comércio e serviços” e nesse sentido garantiu “uma posição pública” da ACRAL, “através dos media e junto do poder político”, sobre todos os assuntos que digam respeito aos empresários do setor e à vida das suas empresas.

A sessão de tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da ACRAL contou com a presença de vários titulares de cargos públicos, dirigentes associativos, autarcas e empresários.

Destaque para mesa onde estiveram Desidério Silva, presidente da RTA, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, David Santos, presidente da CCDR e Vasco Melo, vice-presidente da CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, além de Álvaro Viegas e do novo presidente da Assembleia-Geral da ACRAL, José Ramalhete.

Exit mobile version