Portugueses e Espanhóis apostados na Cooperação - Algarlife Portugueses e Espanhóis apostados na Cooperação - Algarlife

Portugueses e Espanhóis apostados na Cooperação

Portugueses e Espanhóis apostam na continuação da cooperação para superar os melhores resultados já obtidos, no desenvolvimento do Baixo Guadiana, como se concluiu no seminário “Oportunidades e Projetos Estruturantes na Cooperação Transfronteiriça” que decorreu esta sexta feira (30), em Castro Marim.

A abertura do seminário esteve a cargo do Drº Francisco Amaral, o Presidente do Município de Castro Marim e Vice-Presidente da Odiana, que na sua intervenção admitia ter havido uma importante evolução no combate à desertificação e despovoamento, através do “Programa Interreg V – A” com a valorização do território e melhoria da qualidade de vida das pessoas, adiantando que: “a Odiana já está encaminhada para candidatar mais projetos e mais ideias novas”.

José Parlon, da Diputación Provincial de Huelva, referia-se à importância do “Programa Interreg V – A” como instrumento. “Devemos olhar para o futuro e dar-lhe continuidade com mais projetos deste tipo, que tragam desenvolvimento ao território e que este apoio, sirva para incrementar a mobilidade transfronteiriça, que é o grande objetivo do Interreg”.

Valter Matias, Diretor da Associação Odiana, falou da responsabilidade e gestão dos projetos transfronteiriços. “Ser chefe de fila e gerir todo um projeto e parceria é de uma grande responsabilidade e na Odiana tivemos 5 projetos com chefia em simultâneo”, disse lembrando que “na Odiana nem sempre o trabalho é muito visível, é de gabinete, mas é de grande responsabilidade”. O responsável enfatizou ainda a vontade de continuar uma estratégia de desenvolvimento que pretende organizar e alavancar o território e o turismo. “Já temos as infra estruturas agora é dar-lhes uso e criar postos de trabalho”, explicou adiantando que “as parcerias estão criadas e o trabalho em cooperação existe desde 1998, sendo que o Interreg está disponível para dar continuidade ao mesmo, por isso vamos arregaçar as mangas e continuar a trabalhar”, concluiu.

Mas a grande novidade do encontro, foi comunicada por Alexandre Santos Ferreira (DGRM), com o anúncio de que a partir de dia 3 de Novembro, já vai ser possível navegar em segurança no Guadiana, desde a Ponte Internacional até à vila de Alcoutim.

A CCDR Algarve encerrou o evento com a sua apresentação do novo Programa Interreg V – A, que abre portas ao setor privado, relembrando que os projetos a candidatar devem demonstrar uma forte componente transfronteiriça.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »