Porta a Porta, programa de transportes apresentado em Faro! - Algarlife Porta a Porta, programa de transportes apresentado em Faro! - Algarlife

Porta a Porta, programa de transportes apresentado em Faro!

Sérgio Monteiro, o Secretário de Estado das Infraestruturas Transportes e Comunicações, apresentou esta quarta feira (9) em Faro, o programa “Porta a Porta”, um projeto considerado inovador que vai introduzir alternativas “à medida” na mobilidade de toda a população portuguesa.

Na apresentação que teve lugar no auditório da CCDR em Faro, o governante que se encontrava acompanhado por David Santos, Presidente da CCDR Algarve, autarcas, dirigentes regionais, forças de segurança e especialistas na área de mobilidade e transportes, afirmou que este programa com uma forte componente social, é “Uma ferramenta que serve sobretudo os territórios de baixa densidade, cujo público alvo são os idosos”.

Com este programa, “os utentes interessados apenas terão de telefonar com alguma antecedência para uma central e fazer uma reserva para determinado dia e hora, após o qual, será elaborada uma escala de transporte, cujo meio utilizado, poderá ser um táxi, um minibus, uma carrinha, conforme a procura”.

À semelhança do transporte coletivo regular, este serviço é composto por circuitos, paragens e horários definidos, mas as viaturas só efetuam os percursos, se, o serviço tiver sido solicitado antecipadamente e só efetuará paragens, nos pontos previamente assinalados na reserva.

Segundo o Secretário de estado, o Governo está a concertar parcerias entre os transportes públicos privados, existentes, nomeadamente táxis, misericórdias, bombeiros e Instituições particulares de solidariedade social (IPSS), como é exemplo, o projeto piloto de mobilidade da Comunidade Intermunicipal Médio Tejo.

O projeto motivou o entusiasmo de vários autarcas, para quem “Mais do que um transporte este é um programa de ação social, um modelo de transporte a pedido, que é uma boa notícia para os territórios de “Baixa Densidade”.

Sérgio Monteiro anunciava no final da apresentação, que o programa “Porta a Porta” vai ser alargado a todo o país, de forma faseada.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »