Plano de Contingência "Módulo inverno" da ARS Algarve - Algarlife Plano de Contingência "Módulo inverno" da ARS Algarve - Algarlife

Plano de Contingência “Módulo inverno” da ARS Algarve

A ARS Algarve, ativa a partir do dia 1 de novembro, o Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas – «Módulo inverno», nas unidades de saúde da região, com o objetivo de prevenir e minimizar os efeitos negativos do frio extremo na saúde da população.

De acordo com um Despacho governamental, este plano é implementado entre 1 de novembro e 31 de março, acompanhado a nível nacional pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

No Algarve, o Plano é operacionalizado através de um conjunto de medidas de atuação, coordenadas pelo Departamento de Saúde Pública e Planeamento e asseguradas pelos hospitais e unidades funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde.

A implementação dos Planos de Contingência Específicos pelos Serviços de Saúde da Região consiste na preparação da resposta dos serviços de saúde perante um eventual aumento de fluxo de utentes, devido a condições meteorológicas adversas de frio extremo, ou a um aumento da incidência de infeções respiratórias, nomeadamente da gripe.

Outra vertente do Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas – «Módulo inverno», consiste na sensibilização e divulgação pelos serviços de Saúde Pública de medidas preventivas dirigidas à população em geral, a diferentes grupos de risco e aos idosos, institucionalizados ou não, em particular.

Para além da vacinação contra a gripe, a possibilidade de isolamento de doentes, o afastamento das camas entre si, a etiqueta respiratória e reforço de higienização das mãos, entre outras medidas de higiene respiratória e controlo de infeção, permitem reduzir / minimizar o risco e o impacto destes factores, o frio e doenças respiratórias.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »