Algarlife

Perfomance “Barcos de Areia” na Fortaleza de Sagres

Perfomance “Barcos de Areia” na Fortaleza de Sagres

Perfomance “Barcos de Areia” na Fortaleza de Sagres

Perfomance “Barcos de Areia”

Perfomance “Barcos de Areia”

A Fortaleza de Sagres é no próximo dia 15 de maio, pelas 17 horas, o palco de “Barcos de Areia”, uma Performance / Dança / Instalação, que ali vai acontecer.

Produzida pela Associação Cultural Dancenema e integrada no ciclo Patri Per Form do programa cultural DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos –DiVaM 2016, esta é uma co-criação de duas jovens coreógrafas, Thora Jorge e Sara Palácios, que teve como ponto de partida a pesca artesanal.

Para além de ser um universo simbolicamente muito marcado na história e imaginário do país à “beiramar” plantado, a pesca remete-nos para modos de vida particulares, muitas vezes fantasiados por serem desconhecidos.

Partindo de um trabalho etnográfico com a recolha de histórias de vida, ferramentas de trabalho usadas atuais e antigas, captação de imagens e sons, as coreógrafas rodearam-se do material físico e emocional de homens e mulheres que trabalham e vivem com e do mar.

Trata-se da visão de uma geração recente que pertence ao imediato e à azáfama da cidade, uma geração já afastada desta realidade e que abre várias outras formas de olhar para a nossa cultura e a sua essência.

A performance interage com o indivíduo convidando-o a entrar numa e em várias perspetivas da cidade, da cultura, trabalhando o particular para perspetivar o todo.

Exit mobile version