No próximo domingo, dia 24, a liberdade celebra-se passo a passo em busca de vestígios de São Brás Medieval num percurso pedestre temático sob orientação do Professor Doutor Luis Filipe Oliveira , da Universidade do Algarve, integrado no Ciclo de Passeios Natureza 2016 “Pegadas no Tempo”.
O Adro da Igreja Matriz, em pleno coração do centro histórico de São Brás de Alportel é o ponto de partida, pelas 09h30, desta expedição ao passado por terras de São Brás.
Afastado do litoral e já muito próximo dos pastos da serra, o núcleo urbano são-brasense desenvolveu-se num cruzamento de duas vias, sob a proteção de São Brás, um mártir associado à cura das doenças do gado e aos cuidados com a lã.
Do passado medieval da vila pouco consta, como ocorre em regra com os povoados rurais, mais afastados dos centros políticos e culturais. Contudo, ao longo deste passeio histórico pretende-se abordar algumas das características desta época e alguns potenciais vestígios materiais e imateriais.
A iniciativa São Brás Medieval é gratuita, organizada pela Câmara Municipal, carece de inscrição prévia junto do Gabinete do Munícipe, através do Tel. 289 840 019 ou e-mail municipe@cm-sbras.pt